Mindelo, 17 Out (Inforpress) – Várias organizações da sociedade de Cabo Verde reúnem-se entre os dias 21 e 24, em São Vicente e Santo Antão, para troca de experiências e partilha de conhecimentos sobre projectos ambientais.
O encontro nacional vai ser realizado pelo Programa das Pequenas Subvenções do Fundo Mundial para o Ambiente (GEF-SGP, sigla em inglês) e a Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV).
Visa essencialmente, de acordo com os organizadores, partilhar experiências sobre métodos de execução de projectos ambientais e reforçar os conhecimentos sobre as boas práticas e soluções associativas das organizações participantes.
Conforme a mesma fonte, tem ainda como objectivos partilhar e favorecer o conhecimento sobre a resiliência no campo e segurança alimentar, reflectir e reforçar os conhecimentos sobre o acesso à energia e luta contra a pobreza energética e ainda sobre as novas tendências de alimentação saudável animal e inseminação artificial animal.
O evento, que terá no programa visitas outras actividades paralelas, conta com a participação de 16 organizações subvencionadas do programa nacional das ilhas de Santo Antão, São Vicente, Boa Vista, Santiago e Fogo, e ainda a Coordenação Nacional do GEF-SGP e da representante da OMCV em São Vicente.
O GEF-SGP, desde a sua implementação em Cabo Verde, já subvencionou 177 projectos a organizações da sociedade civil nacionais.
Também beneficiou 31.372 pessoas, das quais 15.429 são mulheres, num investimento aproximado de cinco milhões de dólares americanos.
Presentemente o programa tem em execução 17 projectos num montante de cerca de 500 mil dólares.
O GEF SGP é um programa corporativo implementado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e executado pelo Escritório das Nações Unidas para Serviços de Projectos (UNOPS).
LN/AA
Inforpress/Fim
Partilhar