Cidade da Praia, 31 Out (Inforpress) – A ONU-Habitat realizou hoje, na cidade da Praia, uma ação de sensibilização sobre o desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas na Escola Pedro Gomes, para conscientizar os jovens.
Esta ação de sensibilização enquadra-se no programa “Outubro Urbano” e na celebração do Dia Mundial das Cidades sob o lema “Jovens lideram a ação climática e local para as cidades”, que anualmente é celebrado a 31 de Outubro.
Em declaração à imprensa, a responsável da ONU-Habitat em Cabo Verde, Geisa Barbosa, disse que este ano o objectivo principal é trabalhar com as escolas secundárias, visando a conscientizar os jovens sobre a questão das mudanças climáticas e da vivência urbana, no sentido de que toda a mudança começa na própria pessoa.
No entender da responsável, o evento busca mobilizar os estudantes a se tornarem agentes de mudança, já que a juventude tem “um papel crucial” na construção de um futuro urbano “mais responsável”.
Geisa Barbosa assegurou que após a ação de sensibilização, a ONU-Habitat vai estar a acompanhar o impacto que o evento teve.
Reforçou que para além da programação nas Escolas, a iniciativa conta com cerca de dez embaixadores activos espalhados pelo país para fortalecer a luta contra os desafios climáticos.
Por seu turno, o diretor da Escola Secundária Pedro Gomes, Manuel da Luz, disse que a acção de sensibilização chegou “em boa hora”, porque a escola, sendo um espaço privilegiado, é um veículo “muito importante” para a transmissão desse tipo de valor.
A ONU-Habitat é a Agência das Nações Unidas que trabalha a questão dos assentamentos humanos.
É mandatada pela assembleia-geral da Organização das Nações Unidas para promover cidades social e ambientalmente sustentáveis com o objetivo de fornecer habitação adequada para todos.
JBR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar