Cidade da Praia, 17 dez (Inforpress) – A Organização das Mulheres de Cabo Verde (OMCV) promoveu hoje, na cidade da Praia, uma conferência sobre o papel das mulheres nas ciências, destinada aos alunos dos liceus Domingos Ramos, de São Domingos e do Salineiro.
A iniciativa, que teve como foco destacar os desafios e as conquistas das mulheres e meninas nas áreas da ciência, tecnologias, engenharia e matemática, reuniu alunos do 10º, 11º e 12º anos de escolaridade desses liceus.
Em declarações à Inforpress, a presidente da OMCV, Eloisa Gonçalves, disse que essa actividade teve como objectivo levar mulheres que já estão nas áreas da ciência e tecnologia para incentivar os alunos para estas profissões.
“Vamos partilhar ideias e mostrar as potencialidades de cada área, por forma a sensibilizar as mulheres a participarem, visto que ainda há poucas mulheres na ciência”, frisou Eloisa Gonçalves.
Por outro lado, a administradora-executiva do Parque Tecnológico, Kesia Lima, que é uma das mulheres que já está a trabalhar nesta área, mencionou a importância de os alunos conhecerem mais sobre estas profissões e de como é possível executar “trabalhos incríveis” tanto nacionais como internacionais.
“Penso que as pessoas devem projectar a mente para quem já passou pelo percurso e mostrarem que também são capazes de fazer o mesmo. Então esta conferência visa também promover a igualdade de género e incentivar o papel dessas mulheres nas ciências”, disse Kesia Lima.
Esta iniciativa contou também com a parceria da Embaixada da Espanha em Cabo Verde e de mulheres de destaque nas áreas da Arquitectura, Biologia, entre outras.
OS/HF
Inforpress/Fim
Partilhar