Cidade da Praia, 15 Nov (Inforpress) - O ministro da Indústria, Comércio e Energia disse hoje que o Orçamento do Estado de 2025 (OE 2025) para o sector da Indústria, Comércio e Energia acelera a transição energética de Cabo Verde, através de políticas contempladas.
Alexandre Monteiro falava na audição à 5ª Comissão Especializada em Economia, Ambiente e Ordenamento do Território sobre OE 2025 para o sector da Indústria, Comércio e Energia, onde explicou que o aceleramento da transição energética visa proteger as famílias mais vulneráveis no acesso à energia.
O governante avançou ainda que o OE 2025 no sector da Indústria, Comércio e Energia acende o montante de 2.300 milhões de contos, um aumento de 31% relativamente ao OE 2024.
Alexandre Monteiro referiu que o OE 2025 vai ser alocado num conjunto de prioridades, particularmente reforma no sector eléctrico, aumento de mobilidade hidrática na parte marítima, requalificação do Laboratório Nacional de Meteorologia.
Vai ser implementado, conforme explicou, a electrificação rural com o propósito de alcançar todas as localidades isoladas ainda não electrificadas.
Na ocasião destacou alguns projectos que já estão em curso, nomeadamente, as construções de parques solares e fotovoltaicos que estão neste momento em curso em todas as ilhas e o processo de autorização para o uso de fundos disponíveis que irá financiar o projecto de garantia de serviço básico da água de energia em Monte Trigo, na ilha de Santo Antão, cuja implementação será no ano 2025.
Avançou ainda que há investimentos privados, mobilizados, não inscritos no orçamento de Estado, para o ano de 2025, que se direccionam para as ilhas de maior mercado em termos de consumo de energia, que são Santiago, São Vicente, Sal e Boa Vista.
CT/PC//ZS
Inforpress/Fim
Partilhar