OE2025: MpD afirma tratar-se de um orçamento de continuidade que prioriza pessoas e empresas

Inicio | Economia
OE2025: MpD afirma tratar-se de um orçamento de continuidade que prioriza pessoas e empresas
05/11/24 - 06:56 pm

Cidade da Praia, 05 Nov (Inforpress) – O líder parlamentar do Movimento para a Democracia (MpD, poder), Celso Ribeiro, afirmou hoje que o Orçamento do Estado para 2025 (OE2025) é de continuidade e que prioriza pessoas e empresas.

O parlamentar teceu estas declarações à imprensa, momentos antes da abertura da jornada aberta “Visão 2025: impactos e benefícios do novo Orçamento do Estado de 2025”, realizada pelo grupo parlamentar do MpD.

A seu ver é um “grande orçamento” não só pelo valor, mas, também pelas áreas que prioriza.

“Prioriza as pessoas, o país, as famílias e, particularmente, as empresas, porque, para nós, é o sector privado que é o motor de desenvolvimento e quem cria, de facto, o emprego”, declarou o líder parlamentar.

Celso Ribeiro destacou, também, que se trata de um orçamento de continuidade e não de rotura, apesar de ainda haver “muita imprevisibilidade”, para além de diminuir a carga fiscal e valorizar os funcionários da administração pública.

Segundo a mesma fonte, a conversa aberta é de “abertura para acomodar determinadas propostasW que podem servir ao país, afirmando também que o orçamento é financiado com recursos endógenos.

“Mas isto não pressupõe o aumento dos impostos, mas sim a eficiência da recolha dos impostos, (…), nós temos estado, todos os anos dos sucessivos orçamentos, a aumentar o financiamento com o próprio recurso interno. O que demonstra a eficiência da nossa máquina fiscal do alargamento e não do aumento da carga tributária”, frisou Celso Ribeiro.

O parlamento vai discutir na quarta-feira, 06, durante a primeira sessão ordinária do mês de Novembro, o OE2025 na generalidade.

A proposta, com um valor aproximado de 98 mil milhões de escudos, representa um crescimento de cerca de 14% em relação ao orçamento de 2024.

OS/AA

Inforpress/Fim

Partilhar