Cidade da Praia, 18 Dez (Inforpress) – O secretário de Estado adjunto do primeiro-ministro disse hoje que o novo contracto de concessão a ser assinado entre o Governo e a RTC vai reforçar a prestação do serviço público com maior e melhor qualidade.
Lourenço Lopes, que falava esta manhã, na abertura da conferência “Comunicação em Transformação: Desafios e Oportunidades na Era Digital”, que acontece hoje no âmbito da comemoração dos 40 anos da televisão, avançou que o contrato deverá ser assinado a qualquer momento.
Segundo o governante, o novo contrato contempla também o aumento significativo da indemnização compensatória deste ano e irá contribuir para o reforço da prestação de serviços de rádio e televisão, em termos de conteúdos, programas de informação e não só, de modo a garantir uma maior cobertura nacional e na diáspora.
Neste sentido, a RTC estará em condições de enfrentar os grandes desafios da era digital que impõem a criatividade, atrair a atenção do público jovem cada vez mais exigente e que possa colocar a RTC em condições de competir com o sector privado de comunicação social que está hoje mais dinâmico e criativo.
“Temos investido nessa autonomia editorial da RTC, temos consciência do mercado exíguo e dos fracos recursos de um país insular com as dificuldades de Cabo Verde e portador de muitas outras prioridades sociais mal-grado as vicissitudes próprias da nossa realidade socioeconómica, temos feito o nosso melhor para melhorar o quadro financeiro e de recursos humanos da RTC”, referiu.
Segundo Lourenço Lopes, em 1997 a empresa pública recebia do estado 48 mil contos e em 2024 esse valor duplicou e passou para 86 mil contos sendo que a empresa conta com três fundos de financiamento, nomeadamente a transferência directa do Estado, a taxa audiovisual da RTC paga pelos cidadãos cabo-verdianos e com alguma publicidade.
Adiantou que, a nível do digital, o Governo deu o seu contributo para que a RTC possa hoje enfrentar com maior segurança e confiança a era digital sendo que a empresa investiu cerca de 110 mil contos para instalar o sistema Full HD da televisão, na instalação da central técnica e do estúdio digital da rádio e da televisão de Cabo Verde.
"São apostas que, a par daquilo que tem sido feito em termos das diversas plataformas digitais, colocam a RTC na vanguarda da era digital em termos da comunicação social em Cabo Verde para que cumpra de forma plena as suas funções e o seu papel enquanto concessionária de serviço público de rádio e de televisão”, precisou.
Na ocasião, o secretário de Estado anunciou que a partir deste mês os trabalhadores da RTC serão contemplados com a actualização das progressões que estavam congeladas.
AV/HF
Inforpress/Fim
Partilhar