Cidade da Praia, 23 Set (Inforpress) - A nova presidente da Associação Regional de Boxe de Santiago Sul (ARBSS) Hermem Freire, disse hoje que pretende trabalhar para dar mais visibilidade aos atletas e colocá-los no centro das atenções.
Esta intenção foi manifestada pela antiga pugilista, em entrevista à Inforpress, depois de iniciar os trabalhos nesta associação, como a nova presidente.
Colocar o atleta no centro das atenções, conforme esclareceu é dar a conhecer aos amantes do boxe e à população em geral quem são os atletas campeões de forma a serem mais conhecidos na sociedade.
E a nível da visibilidade explicou que as empresas, instituições que muitas vezes fazem publicidade de certos assuntos para cultivar hábitos saudáveis, preferem convidar outras pessoas ao invés dos atletas que são pessoas jovens, adultos, com estilo de vida saudável, com alta performance, “mas não são reconhecidos” para serem convidados para participar em publicidades.
“Por exemplo, uma empresa de água raramente convida um atleta a fazer promoção de água, sendo que o atleta promove um estilo de vida saudável”, observou.
“E outras empresas de área alimentícia não convidam atletas a promover alimentos saudáveis. E convidam artistas ou outras pessoas, ou outros jovens que não são muito reconhecidos na comunidade”, notou.
Outro objectivo, segundo Hermem Freire, é trabalhar juntamente com clubes de boxe para incentivar treinadores e novos atletas a criarem clubes de boxe nas suas comunidades.
“Tenho que criar condições para criar um clube nas regiões que pertencem a Santiago Sul para ter um clube activo e poder estar a representar Cabo Verde no Campeonato Nacional e em outras actividades, a nível internacional e também na África”, disse.
Por outro lado, explicou que por ter um mandato de dois anos nesta associação não consegue fazer projectos a longo prazo, mas sim, projectos de acordo com o tempo que vai estar a presidir a ARBSS.
Hermem Freire aproveitou a oportunidade para pedir mais colaboração das meninas no mundo do boxe, visto que em Cabo Verde há um número reduzido de atletas do sexo feminino que praticam esta modalidade.
Esta responsável prometeu também criar conversas abertas com os treinadores e atletas, nos clubes, de modo a se inteirar mais sobre os atletas.
Hermem Freire é consultora de educação financeira e, avançou que, desde cedo, despertou o interesse pelo boxe, apesar de só por uma vez ter subido a um ringue, numa competição local.
E no que se refere à presidência desta associação, disse que adoptou o interesse após uma conversa com os treinadores, que depois começaram também a incentivá-la para se candidatar.
A nova presidente tomou posse no dia 07 deste mês.
DG/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar