Mundial de Kitesurf: Condições adversas em Ponta Preta obrigam organização a transferir primeiro dia de provas para Kite Beach (c/vídeo)

Inicio | Desporto
Mundial de Kitesurf: Condições adversas em Ponta Preta obrigam organização a transferir primeiro dia de provas para Kite Beach (c/vídeo)
16/02/26 - 05:40 pm

Santa Maria, 16 Fev (Inforpress) – As condições adversas do mar e do vento registadas hoje em Ponta Preta obrigaram a organização do circuito do Campeonato do Mundo de Kitesurf a transferir o primeiro dia de provas para praia de “Kite Beach”.

Em declarações à Inforpress, José “Djô” Silva explicou que a ondulação e a intensidade do vento não estavam favoráveis na Ponta Preta, o que levou a equipa técnica a ajustar o plano competitivo para garantir a segurança dos atletas e o cumprimento do calendário.

“Quando as condições mudam, temos que sair à caça do vento e das ondas. A decisão foi tomada em concertação com o director do campeonato, os juízes, o chefe de júri e a organização local”, afirmou.

Segundo Djô Silva, a opção por “Kite Beach” prende-se com o facto de aquela zona oferecer condições mais estáveis em determinados momentos, nomeadamente ao nível do vento, permitindo avançar com algumas baterias do quadro feminino que ainda necessitam de ser preenchidas.

Aquele responsável acrescentou que, em Kite Beach, a organização prevê realizar cerca de uma a duas horas de prova feminina, evitando sobrecarga nos dias decisivos do campeonato.

De acordo com o mesmo, a logística da mudança de local exige “muito trabalho”, mas é preciso aproveitar os locais que ofereçam condições seguras e avaliadas pela equipa técnica.

O organizador realçou ainda que a equipa e os atletas preferem Ponta Preta, mas quando não é possível, recorrem a alternativas para garantir uma prova “justo e competitivo”.

Apesar dos constrangimentos, Djô Silva mostrou-se confiante de que, com esforço conjunto e condições meteorológicas favoráveis, será possível dar continuidade ao evento e assegurar um desfecho à altura da etapa cabo-verdiana do circuito mundial.

A prova masculina está suspensa para o dia de hoje.

A primeira etapa deste ano do “GKA Kite World”, do circuito do Campeonato do Mundo de Kitesurf, decorre de 16 a 21 de Fevereiro em Santa Maria, ilha do Sal, estando inscritos 18 atletas femininos e 24 masculinos, de diversos pontos do mundo.

WM/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar