São Filipe, 12 Ago (Inforpress) – Mais de duas dezenas de produtores, artesãos e artistas participam na feira agrocultural, que decorrerá durante três dias na Praça Azambuja, no quadro das festividades do Dia do Município dos Mosteiros, celebrado a 15 de Agosto.
O vereador pela área do Desporto e da Cultura da câmara dos Mosteiros, Nelson Pires, disse à Inforpress que ao todo estão inscritos 24 produtores, artesãos e artistas para exposição/venda de produtos artesanais, agrícolas e outros, durante os três dias da feira.
Após a abertura da feira agrocultural ainda registava pouca movimentação, mas o vereador acredita que na terça-feira, 13, terá maior adesão já que a edilidade vai aproveitar o espaço para fazer a entrega de prémios às vencedoras da quarta edição do Prémio Mulher de Fibra.
Os projectos vencedores estão ligados às áreas de estética e arte e costura, nomeadamente Salão de Beleza Débora Santos, Martins Bijus Arte, de um grupo de três mulheres, e Arte & Costura.
O Prémio Mulher de Fibra, instituído pela câmara dos Mosteiros em 2021, tem por finalidade promover o autoemprego, a competitividade, desenvolvimento de micro e pequenas empresas, criação de emprego sustentável, igualdade e equidade de género, potencializar o empreendedorismo e o espírito de inovação, premiar e valorizar mulheres empreendedoras, com ideias e potencial de desenvolvimento.
O projecto vencedor receberá o valor de 125 mil escudos, ao segundo 75 mil e ao terceiro 50 mil escudos, convertidos em kit de materiais para implementação dos referidos projectos, assessoria técnica do Gabinete Municipal de Empreendedorismo durante seis meses e divulgação do projecto.
O programa das festividades do Dia do Município dos Mosteiros e da sua santa padroeira, Nossa Senhora da Ajuda, iniciou-se no domingo, 11, na localidade de Ribeira do Ilhéu com inauguração da requalificação da escola básica local e de uma noite cultural com artistas locais e de artistas convidados, MC Acondize e Hélio Batalha, assim como do DJ Mendes radicado na comunidade emigrada nos Estados Unidos e o rapper DPain.
Hoje, a programação contemplou, além da abertura da feira agrocultural, no período de manhã, a apresentação do livro da mosteirense Flora Lopes intitulado “Intercepção de Comunicações Electrónicas na Investigação do Crime de Tráfico de Estupefacientes – Regime Jurídico e (In)Admissibilidade de Formas Atípicas”.
Ainda para hoje está programada a realização da prova de ciclismo no percurso Relvas/Fajãzinha/Igreja, que conta com uma dezena de ciclistas dos municípios de Santa Catarina do Fogo e dos Mosteiros e, à noite, mais uma edição da Gala de Emigrantes.
O jogo a contar para o torneio do município disputado entre as equipas locais Cutelinho e No Pintcha não vai acontecer devido a desistência de Cutelinho.
Aequipa de Nô Pintcha fica apurada para a final a ser disputada com a equipa da zona alta que derrotou Grito Povo no jogo a contar também para a Taça Alírio de Pina.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar