São Filipe, 20 Fev (Inforpress) - O plano de actividades e orçamento do município de Mosteiros para o ano económico de 2025 vai marcar o “início de uma nova etapa” no seu processo de desenvolvimento social e económico.
O documento consultado pela Inforpress é descrito pelo presidente da câmara dos Mosteiros como "ousado, ambicioso e exigente" e visa alcançar “metas elevadas” e mobilizar recursos financeiros para a concretização de obras estruturantes que prometem elevar o concelho a novos patamares de desenvolvimento.
O desenvolvimento de Mosteiros é encarado como um processo contínuo e dinâmico, exigindo uma abordagem multifacetada e integrada.
O plano para 2025 pretende consolidar os ganhos já alcançados, dando continuidade a projetos locais iniciados no mandato anterior, que tiveram um impacto positivo na vida das famílias e comunidades.
Entre esses projetos destacam-se o programa de promoção de habitação digna para famílias de baixa renda, "Nha Kaza Nha Grandeza", iniciativa para garantir o acesso universal à água potável "Uma Família, Uma Torneira", projecto que visa melhorar os serviços de saúde no município "Mais Saúde".
Melhoria das infraestruturas educativas, através da requalificação de escolas e jardins infantis, iniciativas para combater o desemprego e fomentar o empreendedorismo, através da promoção do autoemprego e inserção de jovens no mercado de trabalho, são outras áreas de intervenção.
A transformação de Mosteiros num destino turístico de referência é uma das prioridades do plano e, para tal, será dada “grande atenção” ao planeamento urbanístico e ao ordenamento do território, garantindo um crescimento urbano ordenado, inclusivo e sustentável.
A requalificação urbana ocupará um lugar central na agenda de governação, com foco não apenas na construção de novos espaços/equipamentos, mas na revitalização de infraestruturas existentes, como o auditório municipal, o matadouro municipal e o estádio municipal.
A concretização desta ambiciosa agenda de infraestruturação exigirá uma estratégia robusta de mobilização de recursos.
O município planeia reforçar as relações de cooperação com o governo central, outros municípios e organizações não-governamentais estrangeiras, abrindo novas janelas de oportunidade para financiamento e parcerias alinhadas com as grandes opções de desenvolvimento local.
O ano de 2025 marca o início de um novo ciclo de governação autárquica, de acordo com a mesma fonte, sendo determinante para a concretização dos compromissos assumidos nas últimas eleições.
O plano de actividades para 2025 assenta numa estratégia de desenvolvimento “justo, inclusivo e sustentável”, que promove a competitividade, o crescimento económico, a criação de emprego, a redução da pobreza e o equilíbrio das finanças municipais.
Com este plano, Mosteiros posiciona-se como “um município em transformação”, pronto para “enfrentar os desafios do futuro” e “garantir um desenvolvimento socioeconómico que beneficie todos os seus cidadãos”.
JR/AA
Inforpress/Fim
Partilhar