Mosteiros: Estradas de Cabo Verde lançam concurso para estudo de estabilização de talude em Sumbango

Inicio | Ambiente
Mosteiros: Estradas de Cabo Verde lançam concurso para estudo de estabilização de talude em Sumbango
29/01/26 - 09:46 am

São Filipe, 29 Jan (Inforpress) - A Estradas de Cabo Verde lançou um concurso para a contratação de serviços de consultoria, precedido de uma prévia qualificação, para realização do estudo de soluções para a estabilização de talude na zona de Sumbango.

O estudo incidirá sobre uma área com cerca de 600 metros lineares de extensão e aproximadamente 80 metros de altura, considerada sensível do ponto de vista geotécnico, exigindo soluções técnicas adequadas para garantir a segurança e a estabilidade da infraestrutura.

Podem candidatar-se gabinetes nacionais ou estrangeiros que possuam certificado de registo comercial, com actividades relacionadas com estudos e projectos nas áreas da engenharia civil e geotecnia.

De acordo com o anúncio da entidade promotora, o prazo para a entrega do projecto de execução será de 60 dias corridos, contados a partir da data de adjudicação.

Os termos de referência estão disponíveis a partir do dia 28 de Janeiro de 2026, permanecendo acessíveis até ao prazo final para apresentação das candidaturas.

A avaliação será realizada com base nos critérios técnicos e financeiros definidos nesses documentos.

Os interessados poderão solicitar esclarecimentos sobre a correta compreensão e interpretação dos termos de referência entre os dias 28 de Janeiro e 04 de Fevereiro de 2026, sendo que as respostas serão prestadas até 11 de Fevereiro.

As candidaturas deverão ser entregues até dia 19 de Fevereiro, nas instalações da Estradas de Cabo Verde, em dois exemplares, um em formato papel e outro em formato digital e o acto público de abertura das candidaturas terá lugar no mesmo dia.

A Estrada Nacional EN1-FG01 (Sumbango) que liga zona baixa ao norte do município dos Mosteiros e este município ao de São Filipe, fica muitas vezes condicionada ao trânsito devido a queda frequentes de rochas.

A edilidade dos Mosteiros reivindica com frequência uma solução definitiva para este troço de estrada.

O presidente da Câmara dos Mosteiros, questionado sobre o lançamento do concurso, não quis se posicionar de momento por não conhecer os meandros do projecto.

JR/AA

Inforpress/Fim

Partilhar