Cidade da Praia, 15 Out (Inforpress) – O ministro do Mar disse hoje que está à procura de soluções para que a Inspecção Geral das Pescas esteja em todos os portos de pesca da ilha de Santiago, para fiscalizar a qualidade do peixe vendido.
Jorge Santos falava à imprensa depois da sua primeira visita à Inspecção Geral das Pescas (IGP), na cidade da Praia, para constatar "in loco" as suas maiores preocupações e depois encontrar soluções para resolver as suas dificuldades.
Durante o encontro, este governante avançou que foram apontadas algumas dificuldades nesta instituição, sobretudo na questão da sua instalação e pela sua própria mobilidade, garantindo que o Governo vai trabalhar nesta questão.
O ministro do Mar salientou que a IGP, tem como missão, fiscalizar a qualidade dos peixes que são vendidos nos mercados, mas tem o papel, também, de fiscalizar toda actividade em si na inspecção.
O governante referiu ainda que esta instituição tem um papel “importante” no acompanhamento da fiscalização das pescas nas águas de Cabo Verde e que esta função "extrapola" a função só do porto de pesca.
Para finalizar afirmou que a Inspecção Geral das Pescas é um sector “muito importante” e tem uma missão “nobre”, a nível do sector marítimo portuário e também para o Ministério do Mar, por considerar que é um sector que fiscaliza toda a actividade pesqueira no dia-a-dia em todo o país, mas também que tem uma função de ver a qualidade do peixe, que vem do mar e as suas dimensões.
De referir também que o ministro do Mar visitou recentemente o Instituto Marítimo Portuário (IMP), na ilha de São Vicente.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar