Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O ministro da Educação, Amadeu Cruz, e a ministra das Infraestruturas, Eunice Silva, visitam na segunda-feira, 08, a obra de construção do novo Liceu da Várzea, na cidade da Praia, para se inteirarem do andamento da mesma.
De acordo com uma nota de imprensa, o novo liceu é uma infra-estrutura escolar com “alto padrão de qualidade, moderna e com várias valências”, e que irá contribuir na promoção do sector da educação em Cabo Verde.
No entanto, reconhece a mesma fonte, apesar de alguns atrasos, “normal em empreitadas desta magnitude”, as obras de construção estão na fase de conclusão, após um trabalho especializado executado nas fundações, cumprindo as normas e os requisitos que se requer para um edifício desta extensão e numa área em que as características geológicas exigiram fundações especiais.
Fruto de uma parceria com os EUA, o novo liceu da Várzea está dividido em três pisos, com 19 salas de aulas e capacidade de acolher 36 alunos por sala.
A construção do novo liceu da Várzea enquadra-se no Plano Nacional de Construção, Modernização e Reabilitação das Infraestruturas Educativas do Governo de Cabo Verde, através do Ministério da Educação.
O novo liceu, edificado na zona do Taiti, perto do Memorial Amílcar Cabral e da Biblioteca Nacional, ocupa uma área de 4.293 metros quadrados, terá três pisos, 15 salas de aula, anfiteatro com 180 lugares, cozinha, cantina, ala administrativa, biblioteca e pátio interior, entre outros.
O investimento é de 580 mil contos financiados pelos governos de Cabo Verde e dos Estados Unidos da América, que adquiriu o terreno onde está o antigo liceu e áreas circundantes para a construção da sua nova Embaixada e de outras acomodações.
CM/AA
Inforpress/Fim
Partilhar