Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – O ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, anunciou hoje que a Central de Achada Baleia, em São Domingos, estará concluída até ao final deste mês ou início de Outubro e vai produzir água para irrigação.
O governante, que visitou hoje a infra-estrutura, explicou que o sistema, avaliado em cerca de 1,1 milhão de contos cabo-verdianos e financiado através de crédito com a Hungria, terá capacidade para produzir até 800 mil metros cúbicos de água por ano, funcionando durante 20 horas diárias.
Durante o dia, a central será alimentada a 100% por energia solar, enquanto no período nocturno recorrerá à rede eléctrica.
O projecto, avançou, inclui reservatórios que permitem a distribuição de água para duas zonas principais, designadamente, Nossa Senhora da Luz, abrangendo Praia Baixo, Castelo Branco e Praia Formosa, e Achada Baleia, incluindo Moia-Moia e, eventualmente, Milho Branco.
De acordo com o ministro, o sistema foi concebido apenas para fins agrícolas e permitirá a irrigação de terrenos actualmente em cultivo, com possibilidade de expansão para novas áreas.
“Estamos a concluir as últimas ligações e montagem de bombas, no final deste mês ou início de Outubro o sistema estará em funcionamento pleno”, assegurou.
Gilberto Silva adiantou ainda que o Governo tem em curso outros investimentos em dessalinização e reposição de infra-estruturas agrícolas em concelhos como Santa Cruz, Maio, Boa Vista e Santo Antão, além de medidas de apoio directo aos agricultores em São Vicente, Porto Novo e São Nicolau, num montante global de 180 mil contos.
CG/SR//HF
Inforpress/Fim
Partilhar