Cidade da Praia, 02 Dez (Inforpress) - O ministro do Mar lidera a delegação cabo-verdiana na Conferência Blue Justice 2025, de 02 a 05 do corrente, em Copenhaga (Noruega), para reforçar a cooperação internacional contra crimes na pesca e promover uma economia azul mais sustentável.
Jorge Santos lidera uma delegação nacional composta por técnicos da Inspecção das Pescas e dirigentes de entidades de fiscalização, incluindo o Centro de Operações de Segurança Marítima do Atlântico (Cosmar).
Sob o lema “Unidos em acção contra o crime na pesca/crime contra a pesca e os oceanos”, a conferência reúne líderes políticos, especialistas operacionais e representantes de diversas instituições internacionais.
O objectivo é fortalecer alianças globais no combate aos crimes associados à pesca e impulsionar uma Economia Azul “mais justa, responsável e sustentável”.
Jorge Santos, de acordo com uma nota governamental, intervém no primeiro dia do encontro, em que vai ressaltar os compromissos de Cabo Verde na protecção dos recursos marinhos e na luta contra actividades ilícitas no sector.
Ao longo do evento, outros membros da delegação cabo-verdiana, entre eles a inspectora-geral das Pescas, Araci Rodrigues, apresentam contributos técnicos e partilham experiências nacionais.
A conferência vai abordar ainda temas centrais como o tráfico de mão-de-obra na pesca, as condições laborais no sector e os desafios que persistem na protecção dos oceanos e no combate a práticas ilegais ao longo da cadeia de valor da pesca.
CG/SR//AA
Inforpress/Fim
Partilhar