Porto Novo, 18 Fev (Inforpress) – O ministro do Mar qualificou, segunda-feira, a Associação dos Pescadores do Porto Novo, em Santo Antão, como sendo “uma das associações modelo em Cabo Verde”, cujo modelo de gestão vai ser replicado em todo o país.
Jorge Santos destacou, por exemplo, a forma como a Associação dos pescadores do Porto Novo envolve a comunidade em tudo o que diz respeito à pesca, mas também as parcerias que conseguem estabelecer com as diferentes instituições na implementação de projectos.
Além da formação para a classe, esta associação conseguiu mobilizar parcerias, sobretudo através da Câmara Municipal do Porto Novo e do Ministério do Mar, que permitiram a fibragem de todas as embarcações de pesca artesanal nesta comunidade piscatória.
O próximo passo será a motorização de todas as embarcações de pesca artesanal, segundo o ministro do Mar, para quem essa forma de trabalhar deve ser um exemplo em outras zonas piscatórias de Cabo Verde.
Esta associação recebeu, segunda-feira, do Ministério do Mar uma embarcação para a pesca artesanal no âmbito de um projecto financiado pela cooperação japonesa.
O director nacional das Pescas e Aquacultura, Carlos Monteiro, explicou que este projecto inclui ainda a motorização das embarcações de pesca artesanal e melhoria da comercialização do pescado.
JM/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar