Cidade da Praia, 27 Set (Inforpress) – O ministro adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto, Carlos Monteiro, realçou hoje a prática do desporto como um caminho importante que as pessoas devem seguir para a promoção de mais saúde.
Carlos Monteiro fez estas considerações no âmbito da Corrida do Clima 2025, com a partida no Largo do Estádio da Várzea e a chegada em Kebra Canela, na cidade da Praia.
Sob o lema “A Correr pelo Futuro”, a iniciativa, que combina corrida e caminhada, constitui um convite à mobilização colectiva em prol de um futuro mais sustentável, promovendo a consciencialização climática e o espírito comunitário num momento de partilha e de compromisso conjunto.
Segundo afirmou, o governante, este evento, tem como objectivo trazer este tema para o sector do desporto, visto que Cabo Verde como pequeno Estado insular sofre também com as alterações climáticas, pelo que considerou necessário promover acções de sensibilização sobre o tema a toda a sociedade através do Desporto.
“É uma luta de todos e as acções têm de ser continuadas ao longo do tempo. Temos preocupação com as acções climáticas e por isso organizar actividades de montanha e de estrada significa que o desporto é para todos e que traz vários benefícios para a saúde”, afirmou.
Para além disso, acrescentou que o desporto traz benefícios para a conta do Estado porque um povo com uma vida mais saudável gasta menos em segurança social e em assistência médica e medicamentosa.
Em relação à corrida, que contou com mais de três mil pessoas, segundo a organização, disse estar “satisfeito” com a participação e o engajamento das pessoas.
A corrida do clima foi promovida pelo Instituto do Desporto e da Juventude (IDJ) e financiada pela Cooperação Luxemburguesa.
O evento contou com as provas abertas a diferentes públicos, adaptadas a várias faixas etárias e níveis de preparação, nomeadamente, a caminhada de três quilómetros (km), que teve a participação de pessoas de todas as idades, corrida 05 km, com a participação de crianças de várias escolas, veteranos e atletas paraolímpicos e por fim a corrida 10 km, que teve a participação atletas seniores.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar