Ministro do Desporto exorta adeptos a controlarem emoções no apoio à selecção (c/áudio)

Inicio | Desporto
Ministro do Desporto exorta adeptos a controlarem emoções no apoio à selecção (c/áudio)
25/09/25 - 02:19 pm

Cidade da Praia, 25 Set (Inforpress) – O ministro-adjunto do primeiro-ministro para a Juventude e Desporto apelou hoje aos adeptos para que controlem as emoções, respeitem as regras nos jogos da selecção nacional e cumpram rigorosamente as normas de segurança.

Esta reacção de Carlos Monteiro surgiu depois de a FIFA ter sancionado a Federação Cabo-verdiana de Futebol (FCF) com uma multa de 589 mil escudos (5.000 francos suíços).

A penalização decorre da invasão de campo ocorrida após a vitória de Cabo Verde sobre os Camarões (1-0), disputada no Estádio Nacional, a 09 de Setembro, na oitava jornada do Grupo D de qualificação africana para o Mundial de 2026.

Apesar de a sanção já ser esperada, o ministro considerou a multa “um alívio”, lembrando que poderia ter sido mais grave.

Contudo, alertou que a situação deve servir de alerta para todos os cidadãos e adeptos da selecção.

“Temos de controlar melhor as emoções. Queremos o mesmo apoio e entusiasmo demonstrados no primeiro jogo, mas dentro das regras, sem invasão de campo. Uma vez podemos ser perdoados, mas uma segunda vez pode trazer consequências graves”, afirmou.

Carlos Monteiro reforçou ainda a importância do próximo jogo no Estádio Nacional, agendado para 13 de Outubro, frente à Eswatini, e destacou que a selecção está a três pontos, em dois jogos, de uma histórica qualificação para o Mundial.

“Esses serão os três pontos mais difíceis da história do nosso futebol, por isso temos de estar focados”, disse.

O ministro garantiu que o Governo continuará a apoiar financeiramente a Federação na preparação da equipa nacional, frisando que os recursos do Estado estão a ser alocados para assegurar que “nada falhe nesta recta final”, incluindo os preparativos logísticos para o jogo com a Líbia, a 08 de Outubro, em Trípoli.

Carlos Monteiro sublinhou ainda que o apoio do Governo ao futebol não se limita à selecção principal, abrangendo outras modalidades como o basquetebol, andebol e surf, destacando a participação histórica de atletas cabo-verdianos no campeonato mundial de surf na América do Sul.

A FCF apelou igualmente aos adeptos para que cumpram rigorosamente as normas de segurança no Estádio Nacional, garantindo um ambiente seguro durante o jogo de 13 de Outubro.

KA/SR//HF

Inforpress/Fim

 

Partilhar