Cidade da Praia, 10 Mar (Inforpress) – O ministro de Estado das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, enalteceu hoje a excelência da cooperação educacional entre os dois países e reafirmou o compromisso brasileiro em continuar a apoiar Cabo Verde no seu desenvolvimento sustentável.
As afirmações foram feitas pelo governante, no final do encontro de trabalho com o seu homólogo cabo-verdiano, José Filomeno Monteiro, à margem da visita de algumas horas que efectuou a Cabo Verde no âmbito de um périplo pela África Ocidental.
“Tive a satisfação e a honra de mencionar a tradicional cooperação educacional que mantemos com Cabo Verde, significativo número de estudantes cabo-verdianos participou e continua participando dos programas de estudantes de graduação e pós-graduação no Brasil”, sublinhou.
Segundo o embaixador Mauro Vieira, Cabo Verde e Brasil têm demonstrado grande potencial para ampliar a cooperação entre as suas academias diplomáticas e outras áreas-chave, como gestão escolar, tecnologias educativas e alimentação escolar.
Afirmou que a Academia Diplomática Brasileira, o Instituto Rio Branco, que este ano comemora 80 anos de sua criação, tem sido um pilar importante na formação de diplomatas cabo-verdianos que nos últimos anos recebeu 22 alunos cabo-verdianos e actualmente conta com um jovem diplomata.
Reafirmou também o compromisso do Brasil com o desenvolvimento sustentável de Cabo Verde, destacando o apoio contínuo e um programa intensivo de cooperação técnica entre os dois países, realçando que desde o início da independência de Cabo Verde e do estabelecimento das relações entre os dois Estados, o Brasil tem se mostrado um parceiro sólido no processo de desenvolvimento do país.
Mauro Vieira disse ainda que teve a oportunidade de transmitir os cumprimentos do Governo e do povo brasileiro pelo cinquentenário da independência de Cabo Verde, que, no seu entender, se tornou num exemplo de democracia, com instituições de Estado comprometidas com os valores da liberdade, transparência e igualdade social.
Os dois países manifestaram ainda o interesse em implementar a iniciativa pioneira de criação do Programa de Cooperação Integrado (PCI) Cabo Verde-Brasil, alinhado com as prioridades nacionais do arquipélago e com as competências das entidades cooperantes brasileiras.
Durante a reunião abordaram temas essenciais para o fortalecimento da parceria, incluindo a cooperação técnica, o comércio, os investimentos, cooperação educacional e discutidas também iniciativas no âmbito da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
O ministro foi recebido ainda pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva e pelo Presidente da República, José Maria Neves.
AV/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar