
Cidade da Praia, 22 Dez (Inforpress) – A ministra Joana Rosa assegurou hoje, que o Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) dos Agentes de Segurança Prisional está, actualmente, em fase de trabalho e deverá ser concluído no início do próximo ano.
As declarações foram feitas à margem do encerramento das celebrações natalícias, quando a governante foi questionada pelos jornalistas sobre o ponto de situação dos diversos estatutos profissionais em revisão no Ministério da Justiça.
A governante explicou que o seu Ministério tem vindo a trabalhar alguns Plano de Carreira, Funções e Remunerações (PCFR) de todos os departamentos do sector.
“Já trabalhamos dos tribunais, dos oficiais de justiça, cujo PCFR já foi aprovado, trabalhamos o da Polícia Judiciária, do Instituto de Modernização e Inovação”, afirmou.
Relativamente aos agentes prisionais, a ministra confirmou que, de momento, estão a trabalhar neste processo e conta com a inovação de um PCFR exclusivo para os técnicos de reinserção social, como forma de valorizar os trabalhos que têm vindo a fazer.
“Estamos a valorizar estes técnicos, a reconhecer o trabalho fundamental que desenvolvem no combate à reincidência criminal, com um estatuto e um regime remuneratório diferenciados”, explicou.
Joana Rosa adiantou, no entanto, que ainda se encontra pendente o PCFR dos Registros e do Notariado, mas deu garantia que este também deverá ficar concluído no primeiro semestre do próximo ano.
Questionada sobre a existência de tensão no sector, Joana Rosa rejeitou essa ideia, afirmando que o sector da Justiça “sempre esteve pacificado”, fruto de um diálogo contínuo com todas as associações sindicais.
JBR/HF
Inforpress/Fim
Partilhar