
Cidade da Praia, 24 Abr (Inforpress) – O Ministério da Saúde iniciou hoje, em todo o território nacional, uma campanha de sensibilização sobre a importância da vacinação, com acções a decorrer em centros de saúde, escolas, jardins infantis e espaços frequentados por idosos.
A iniciativa enquadra-se na Semana Africana de Vacinação 2026, que decorre de 24 a 30 de Abril, sob o lema “As vacinas funcionam em todas as idades”, e tem como objectivo reforçar os sistemas de saúde e aumentar a cobertura vacinal na região.
Em declarações à Inforpress, a coordenadora do Programa Alargado de Vacinação (PAV), Ivanilda Santos, explicou que a iniciativa regional coordenada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), visa destacar a vacinação como uma intervenção essencial ao longo da vida, promover a literacia em saúde junto da população, fortalecer a confiança da população nas vacinas, contribuir para o aumento da cobertura vacinal em todas as ilhas e municípios do país.
Segundo a responsável, Cabo Verde volta a assinalar a data com acções de sensibilização dirigidas à população, com enfoque na importância da imunização em todas as fases do ciclo de vida, contrariando a ideia de que as vacinas se destinam apenas às crianças.
Neste sentido, explicou que a campanha pretende informar sobre o calendário vacinal desde a gravidez até à terceira idade, incluindo bebés, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
A iniciativa contempla, igualmente, a divulgação de vacinas introduzidas recentemente no país, como as contra o rotavírus, a vacina pneumocócica conjugada PCV-13 e a vacina hexavalente.
Com esta campanha, pretende-se ainda combater a redução de faltosos, sobretudo, as crianças que iniciam a vacinação, mas não completam o esquema vacinal, bem como pelo combate à desinformação e ao reforço da confiança da população nas vacinas.
Ivanilda Santos destacou a eliminação do sarampo e da rubéola como ganhos alcançados no país a nível da vacinação, resultado de campanhas realizadas com o envolvimento dos profissionais de saúde e da população.
Para dar continuidade a esses resultados positivos sobre a vacinação no país, aquela responsável apelou à continuidade da adesão à vacinação, sublinhando a necessidade de evitar o abandono do calendário vacinal e incentivar a actualização de vacinas em atraso.
Para garantir o acesso em zonas mais isoladas e vulneráveis das ilhas, disse que o Ministério da Saúde tem apostado na abertura de novos postos de vacinação, na instalação de cadeias de frio e na realização de brigadas móveis que levam serviços de saúde a comunidades de difícil acesso.
A coordenadora do Programa Alargado de Vacinação aproveitou a ocasião para reforçar o apelo para que os pais, encarregados de educação e população em geral adiram à vacinação, destacando que “vacinar é um acto de amor, fundamental para prevenir doenças evitáveis”.
A campanha conta com o apoio de parceiros como a OMS e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que colaboram tecnica e financeiramente nas actividades programadas que se estenderão até ao dia 07 de Maio.
DG/HF
Inforpress/Fim
Partilhar