Ministério da Cultura abre candidaturas ao edital “Circula” para financiar projectos artísticos em 2026

Inicio | Cultura
Ministério da Cultura abre candidaturas ao edital “Circula” para financiar projectos artísticos em 2026
04/02/26 - 06:07 pm

Cidade da Praia, 04 Jan (Inforpress) – O Governo anunciou hoje a abertura das candidaturas ao edital “Circula 2026”, destinado a financiar a circulação nacional e internacional de projectos artísticos, promovendo a descentralização e a democratização da cultura cabo-verdiana.

De acordo com as informações avançadas pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, o edital “Circula 2026” para o ano económico de 2026 tem como objectivo apoiar financeiramente projectos de artistas cabo-verdianos, visando dinamizar a circulação cultural no território nacional e promover a cultura cabo-verdiana além-fronteiras.

O concurso contempla projectos nas áreas das artes visuais, teatro, dança, cinema, literatura e música, podendo ser apresentados por artistas ou promotores culturais, desde que a iniciativa se enquadre numa das áreas definidas e seja devidamente identificada no formulário de inscrição.

O edital abrange a circulação e o intercâmbio de projectos artísticos desenvolvidos por artistas, promotores nacionais e internacionais que residam legalmente em Cabo Verde, há mais de dois anos, e actuem de forma activa no sector cultural.

As candidaturas devem ser submetidas entre 06 de Fevereiro e 15 de Março, até às 23:59, através do “link” disponibilizado nas redes sociais do ministério e no próprio edital, sendo obrigatória a entrega de toda a documentação exigida, incluindo formulário de inscrição, biografia, portfólio, plano de trabalho, orçamento detalhado e comprovativos de apoios existentes.

O financiamento concedido pelo Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas tem como tecto máximo até 200 mil escudos para projectos de internacionalização e até 100 mil escudos para projectos de circulação interna, cobrindo despesas de viagem, alojamento e refeições dos beneficiários.

Os projectos seleccionados serão comunicados por correio electrónico no prazo máximo de dez dias úteis após a submissão das candidaturas, devendo a execução ocorrer num período máximo de seis meses após a transferência do financiamento.

KF/SR//HF

Inforpress/Fim

Partilhar