
Cidade da Praia, 10 Set (Inforpress) – A professora e mentora de projectos literários Lena Marçal considerou hoje que a reinserção social constitui um dos principais desafios dos ex-reclusos daí solicitar criação de oportunidades para reconstruírem suas vidas após o cumprimento da pena.
Lena Marçal falava à Inforpress a propósito do projecto “Vozes Falam por Detrás das Grades”, desenvolvido na Cadeia Central da Praia, através de oficinas de leitura, escrita e expressão oral, que deu origem a um livro com textos e reflexões dos participantes.
Segundo a mesma fonte, a iniciativa procurou utilizar a literatura como instrumento de reflexão, expressão e transformação, ao proporcionar aos reclusos um espaço para partilharem experiências e reflectirem sobre as suas escolhas e responsabilidades.
A iniciativa contou com a colaboração das estruturas responsáveis pelo sistema prisional, guardas prisionais, psicólogos e outros profissionais ligados ao acompanhamento dos reclusos.
Lena Marçal explicou que um dos primeiros desafios foi conquistar a confiança dos participantes, uma vez que muitos demonstravam desconfiança perante uma iniciativa desenvolvida no interior do estabelecimento prisional.
“Os maiores desafios foram logo no início, quebrar a desconfiança”, recordou.
Segundo a mentora, cerca de 80 reclusos demonstraram interesse em participar no projecto, tendo sido necessária a organização dos participantes em grupos devido às limitações logísticas.
Ao longo das actividades, a professora observou mudanças na expressão oral, no interesse pela leitura e na capacidade de reflexão dos participantes.
Destacou ainda o desenvolvimento do pensamento crítico e uma maior consciência sobre as próprias escolhas.
“Observei neles também o pensamento crítico, a responsabilidade pelas próprias escolhas e, principalmente, o resgate da dignidade”, afirmou.
A mentora relatou igualmente que alguns participantes manifestaram interesse em continuar a escrever e seguir a literatura após a saída da prisão.
Segundo Lena Marçal, 21 participantes já tinham deixado a Cadeia Central da Praia quando regressou ao estabelecimento prisional, tendo alguns participado num dos lançamentos da obra.
Para a professora, a experiência demonstrou que o trabalho de reinserção não termina com o cumprimento da pena, pelo que considera necessário garantir condições para que os ex-reclusos possam retomar a vida em sociedade e encontrar novas perspectivas para o futuro.
Os dados oficiais mostram a dimensão do desafio, pois, em 2023, Cabo Verde registou 621 entradas nos estabelecimentos prisionais, das quais 159 corresponderam a reincidentes, o equivalente a uma taxa de reincidência de 25,6 por cento (%), de acordo com o Relatório de Acompanhamento do PEDS II.
O mesmo documento reconhece, contudo, que ainda não existem dados suficientes para medir quantos ex-reclusos conseguem abandonar o crime e integrar-se plenamente na sociedade.
O projecto “Vozes Falam por Detrás das Grades“ deu origem a uma obra literária construída a partir das experiências e reflexões dos reclusos que nele participaram.
KA/AA
Inforpress/Fim
Partilhar