Maio: “Little África” é um projecto privado e arranque das obras não pode ser manobra eleitoralista – MpD

Inicio | Política
Maio:  “Little África” é  um projecto  privado  e  arranque das obras não pode  ser  manobra eleitoralista – MpD
12/04/24 - 07:29 pm

Cidade da Praia, 12 Abr (Inforpress) – O Movimento  para Democracia (MpD-poder) esclareceu hoje, na Cidade  da Praia, que o  " "Little Africa Maio"  é um projecto  privado  e que, por isso,  o arranque das obras não tem nenhum  fim eleitoralista.

O esclarecimento  foi feito em conferência  de imprensa  pela  deputada do MpD   eleita pelo  círculo  eleitoral do Maio, Antonita Vieira,  em reacção  à acusação  do PAICV,  feita pelo  deputado Edson Alves,  que  classificou de manobra eleitoralista do Governo  o anúncio  do   arranque  das obras  do referido empreendimento.

“Após o anúncio da apresentação do estudo de impacto ambiental para ´Maio III´, do projecto ´Little Africa´, neste ano de 2024, suposto ano de conclusão do projecto, verificamos claramente que tudo não passou duma manobra política em 2020, em 2021, agora em 2024, período eleitoralista”, acusou  o deputado em  conferência de imprensa  proferida  hoje na Cidade da Praia.

No entanto, a deputada do MpD Antonita Vieira  explicou que  tendo em conta  o interesse  público,  o Governo, enquanto poder  público, tem criado  todas as condições para a  materialização deste  e de outros projectos  de promoção turística  na ilha do Maio.

 “Todos se lembram que se aprovou a Zona Económica Especial do Maio (ZEEM) que tem como principal objectivo a atração de investimento   privados para a ilha, como é o caso do Little Maio”, reforçou a deputado, apontando  que se  trata de uma visão estratégica.

 Por isso, considerou que o PAICV tem  se  manifestado  em “contramão” com o  intento   de  fazer barulho e confundir   a população, “ com o foco unicamente no poder, não se importando com os jovens e com os objetivos traçados para a ilha do Maio”.

 “Vão ao limite de atacar um promotor privado e um projecto que não tem nada  a ver com  querelas políticas  nacionais, pondo em causa o potencial transformador do mesmo. Tudo em nome do poder”, acusou a deputado.

Em relação ao adiamento no arranque das  obras esclareceu que deveu-se à pandemia da covid-19, considerando que  doravante o mais importante  são os   postos de trabalho  que vai gerar  e, futuramente,   a chegada  de mais turistas para a ilha do Maio.

“O Governo do MpD, tanto local como central, já deu provas, mais do que suficientes de que os compromissos assumidos são para cumprir. Sempre foram cumpridos e continuarão a ser", frisou Antonita Vieira, elencando um conjunto de obras em execução na ilha do Maio.

O projecto “Little Maio”   foi lançado  em  2020 no valor  500 milhões de euros   e  na ocasião o  primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva,  disse que  se trata  do “maior investimento” a ser realizado em Cabo Verde.

OM/JMV
Inforpress/Fim 

Partilhar