
Porto Inglês, 24 Jul (Inforpress) – A vila da Calheta, na ilha do Maio, acolhe nos dias 17 e 18 de Agosto, a quinta edição do festival de moreia e produtos derivados do mar, anunciou hoje a associação dos pescadores Vindos do Norte.
Esta informação foi avançada à Inforpress pela vice-presidente da Associação Vindos do Norte, Silvia Tavares, sublinhando que este ano, à semelhança dos anos anteriores, esperam contar com a participação de feirantes, tanto da vila da Calheta como dos outros povoados.
Conforme adiantou Silvia Tavares, este evento tem como propósito a valorização da moreia, bem como os outros produtos derivados do mar e ao mesmo tempo proporcionar aos pescadores e peixeiras a oportunidade de arrecadarem mais rendimento com as suas actividades.
A representante da Associação Vindos do Norte adiantou que está prevista a realização de actividades culturais para poderem proporcionar aos festivaleiros momentos de muita diversão com musica e dança.
"Gostaríamos de realizar mais actividades, como corrida de botes, concurso de pesca, entre outros, mas temos pouco apoio por parte das instituições parceiras, mas vamos fazer o que for possível", enfatizou.
A entrevistada da Inforpress salientou que, este ano, as pessoas que vão realizar a venda dos seus produtos terão mais facilidade em termos da conservação dos seus produtos, visto que a associação Vindos do Norte já iniciou a venda de gelo na mesma urbe.
Silva Tavares fez este reparo, lembrando que nas edições anteriores as feirantes enfrentavam algumas dificuldades com aquisição de gelo, situação que também vinha a dificultar os pescadores e peixeiras da zona centro norte.
Contou ainda que, o preço praticado tem sido igual ao que é aplicado na cidade do Porto Inglês, frisando que os pescadores estão mais satisfeitos com a entrada em funcionamento da nova máquina de gelo, numa altura em que a captura é mais favorável.
A comercialização de gelo, na sua opinião, vai beneficiar toda a comunidade da zona centro norte, embora as peixeiras da vila da Calheta não tenham adquirido com grande frequência nestes primeiros meses.
WN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar