Maio: Sala de Atendimento ao Adolescente vai promover saúde e prevenção de doenças - directora nacional da Saúde

Inicio | Sociedade
Maio: Sala de Atendimento ao Adolescente vai promover saúde e prevenção de doenças - directora nacional da Saúde
12/12/24 - 06:05 pm

Porto Inglês, 12 Dez (Inforpress) – A Sala de Atendimento ao Adolescente, inaugurada hoje na Delegacia de Saúde do Maio, vai promover a saúde e prevenção de doenças, considerou hoje a directora nacional da Saúde, destacando o sucesso destas salas a nível nacional. 

Ângela Gomes considerou que a Sala de Atendimento ao Adolescente do Maio vai criar uma rede de apoio a este público, através de um espaço reservado e adequado às aspirações dos adolescentes.

“O objectivo destas salas é a promoção da saúde e a prevenção de doenças e, sobretudo, criar uma rede de apoio através de um espaço reservado e com privacidade para este grupo que geralmente não adoece, mas que tem os seus problemas e que devem ser geridos”, avançou à imprensa, destacando o sucesso destas salas a nível nacional. 

Entre as principais preocupações de saúde do adolescente, a directora nacional da Saúde destaca a questão da saúde mental que, como disse, tem sido os problemas mais diagnosticados nos adolescentes.

“A nível mundial, a principal causa de morte, infelizmente, nos adolescentes, é por causas externas e, entre eles, nós temos o suicídio. Então, neste caso, nós temos uma atenção muito especial para o lado da saúde mental com a criação de estratégias com evidências científicas para ajudar os adolescentes”, disse, destacando ainda questões como a gravidez na adolescência, o uso de álcool e outras drogas que podem ser trabalhadas na sala inaugurada. 

Por sua vez, o delegado de saúde do Maio, Elton Cruz, reforçou a garantia de um espaço seguro para os adolescentes, garantindo que a sala pode ser gerida por um profissional específico para garantir a proximidade com os jovens.

Neste sentido, a Direcção Nacional da Saúde garantiu dar formação aos profissionais de saúde no sentido de melhorar o atendimento para os adolescentes.

A nível nacional já só falta ser inaugurada a Sala de Atendimento ao Adolescente da ilha Brava.

RL/ZS

Inforpress/Fim 

Partilhar