Maio: Rácio médico por habitantes abaixo do estipulado pela OMS

Inicio | Sociedade
Maio: Rácio médico por habitantes abaixo do estipulado pela OMS
17/12/24 - 02:55 pm

Porto Inglês, 17 Dez (Inforpress) – O rácio médico por habitantes no Maio, à semelhança de várias ilhas do país, é abaixo do estipulado pela OMS, com dois médicos para cerca de seis mil habitantes, que “têm conseguido responder às necessidades da população”. 

A garantia foi dada pelo delegado de saúde da ilha, Elton Cruz, ao ser questionado sobre esses números e o facto de a Organização Mundial da Saúde estipular uma média de um médico para mil habitantes. 

“Até recentemente tínhamos três médicos na ilha, mas com a saída de um por motivos pessoais, agora estamos em dois, mas sempre temos conseguido dar respostas para a população que procura os serviços de saúde”, esclareceu o médico durante uma missão especializada realizada no centro de saúde. 

Entretanto, o delegado de saúde admitiu que o reforço do número de médicos permitiria uma maior cobertura da ilha com consultas descentralizadas nas localidades e visitas domiciliares. 

A nível nacional, segundo dados da Ordem dos Médicos de Cabo Verde, há apenas 432 médicos em actividade em todo país e com uma população a rondar os 500 mil habitantes, o número de médicos por habitantes torna-se “insuficiente”. 

RL/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar