
Porto Inglês, 28 Out (Inforpress) – A psicóloga e formadora Ana Paula Pina destacou hoje, na ilha do Maio, a importância dos primeiros socorros psicológicos na prevenção de traumas, sublinhando que qualquer pessoa devidamente treinada pode prestar este tipo de apoio.
Em declarações à imprensa, no âmbito de uma formação dirigida a líderes comunitários e agentes educacionais, a especialista realçou a necessidade de capacitar pessoas nas escolas e nas comunidades para oferecer uma resposta imediata em situações de crise.
“A Organização Mundial da Saúde (OMS) compreende que nem todas as pessoas que vivenciam situações de crise têm acesso à assistência imediata necessária para prevenir traumas. Se houver pessoas treinadas em diferentes áreas, poderemos evitar consequências psicológicas a longo prazo, que são mais difíceis de tratar”, afirmou.
Ana Paula Pina salientou que qualquer pessoa devidamente formada pode prestar primeiros socorros psicológicos, realçando o papel dos líderes comunitários, por estarem mais próximos das populações e poderem intervir de forma rápida e eficaz.
“Quanto mais pessoas forem habilitadas, maior será a capacidade de intervenção direta nas suas comunidades”, frisou.
A formação, que decorre até quarta-feira, 29, envolve professores, enfermeiros, psicólogos e líderes comunitários, e enquadra-se no Plano Estratégico Nacional de Saúde Mental (2021–2025), visando o reforço de competências na prestação de apoio inicial em situações de sofrimento ou agravamento da saúde mental.
A acção é promovida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar