
Porto Inglês, 07 Jan (Inforpress) – As localidades de Morrinho, Pedro Vaz e outras zonas da ilha do Maio registaram aumentos no preço dos terrenos na ordem dos 1.500 por cento (%), quando comparados com a última atualização efectuada em 2009.
Com efeito, os preços dos terrenos, de uma forma geral, estão mais elevados na ilha do Maio, em 2026, na sequência da atualização e aprovação, pela assembleia municipal, da nova tabela de valores, que entrou em vigor no início do ano.
De acordo com a Câmara Municipal do Maio, o aumento ocorre 17 anos depois da última atualização e reflete as “transformações profundas e investimentos estruturantes sem precedentes” realizados na ilha ao longo desse período.
Entre os principais investimentos apontados constam a melhoria da gestão sustentável de resíduos, a execução de arruamentos e requalificações urbanas, o reforço da rede de eletricidade e iluminação pública, o abastecimento de água e o aumento da acessibilidade e da conectividade da ilha.
A câmara municipal refere ainda que a crescente procura turística e o aumento da pressão sobre o território contribuíram para a revisão em alta dos preços dos terrenos.
Relativamente aos valores, os terrenos na zona da Ponta Preta passaram de 700 escudos por metro quadrado para 5.000 escudos, na Fontona de 600 para 3.000 escudos e na zona do aeródromo de 600 para 3.500 escudos.
Com esta revisão, a câmara pretende, de acordo com a mesma fonte, valorizar o mercado imobiliário na ilha do Maio, incentivar investimentos, sobretudo nas zonas costeiras, reduzir o risco de especulação imobiliária e evitar a aquisição massiva de terrenos, promovendo os princípios de justiça e eficiência na gestão do solo municipal.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar