
Porto Inglês, 10 Out (Inforpress) – Moradores da localidade de Figueira, na ilha do Maio, pediram hoje a reabertura da Unidade Básica de Saúde (UBS) da zona, encerrada há mais de um ano, no sentido de aproximar os cuidados de saúde da população.
Segundo os moradores, o encerramento da UBS local tem afastado os cuidados de saúde das pessoas na localidade e em zonas próximas como Figueira Seca e de Ribeira Dom João.
Com uma população maioritariamente idosa, os moradores dessas zonas precisam se deslocar para o centro de saúde da cidade do Porto Inglês para pequenos curativos, injecções e outros acompanhamentos médicos.
Helena Rocha, moradora da zona, pediu a retoma de consultas médicas mensais para acompanhar principalmente os idosos com dificuldades de se deslocarem à cidade. Já Leny Oliveira, também residente em Figueira, pediu “pelo menos um estagiário” para curativos e injecções na zona.
Como constatou a Inforpress, o espaço onde funciona a UBS de Figueira está a precisar de reparos na sua estrutura, em degradação devido ao encerramento do espaço.
A delegacia de saúde da ilha do Maio já assumiu que enfrenta falta de profissionais, nomeadamente de enfermagem, para a realização de visitas domiciliares e de outros cuidados de saúde à população.
Figueira é o terceiro maior povoado da ilha do Maio, mas enfrenta uma perda da sua população jovem e com um relato crescente de falta de empregos e de oportunidades.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar