Porto Inglês, 26 Mai (Inforpress) – O ministro do Mar, Jorge Santos, garantiu hoje que a ilha do Maio vai dispor, a partir do mês de Agosto, de novas infra-estruturas portuárias, nomeadamente a gare marítima e um armazém equipado destinado a pequenas encomendas.
Em declarações à imprensa durante a visita ao porto do Maio, o governante afirmou que, apesar dos atrasos registados, os empreiteiros e a Enapor estabeleceram um novo compromisso para concluir a construção da gare marítima.
“O principal obstáculo foi a falta de mão-de-obra, mas esse problema já está equacionado. Existe agora um novo compromisso entre os empreiteiros e a Enapor. Se não houver nenhum imprevisto, teremos essas infra-estruturas prontas em Agosto”, afirmou o governante.
O ministro garantiu que a gare marítima se trata de uma obra moderna, com condições adequadas para receber os passageiros da ilha e os turistas, proporcionando conforto e segurança. A estrutura incluirá também serviços portuários como segurança marítima, inspecção e administração portuária.
No que toca ao armazém para pequenas encomendas, Jorge Santos explicou que a infra-estrutura permitirá à população e à diáspora enviar encomendas directamente para o Maio, sem necessidade de escala no Porto da Praia, como acontece até então.
“Já temos um parque de armazéns que garante segurança, rapidez e menos custos. A operação pode ser feita directamente, sem ter que passar pela Praia, o que representa menos trabalho e possivelmente uma diminuição de custos para as famílias”, frisou.
O ministro salientou ainda que o Porto do Maio está operacional e com condições de segurança para receber qualquer tipo de embarcação, incluindo os ferries, sublinhando que as obras em curso vão reforçar ainda mais a capacidade portuária da ilha.
RL/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar