Maio: Ministério da Saúde sensibiliza associações desportivas sobre os perigos do tabaco

Inicio | Desporto
Maio: Ministério da Saúde sensibiliza associações desportivas sobre os perigos do tabaco
21/05/25 - 02:51 pm

Porto Inglês, 21 Mai (Inforpress) – O Ministério da Saúde, através da Comissão de Coordenação do Alcool e outras Drogas, promoveu hoje, na Casa da Juventude do Maio, uma acção de sensibilização dirigida às associações desportivas da ilha, com foco nos riscos associados ao consumo de tabaco.

Em declarações à Inforpress, o ponto focal para o controlo do tabaco, Celestino Lobo, sublinhou o “papel fundamental” que as associações desempenham na transmissão de informações seguras aos jovens, sobretudo no que toca à prevenção de comportamentos de risco.

“Queremos capacitá-los para sensibilizarem os seus atletas sobre as vulnerabilidades que afetam os jovens”, declarou a mesma fonte.

Neste caso, continuou, a preocupação é o tabaco, especialmente entre os mais novos, pois a indústria tem lançado novos produtos com “forte apelo juvenil”, e o objetivo é que as associações promovam debates com os jovens para que estes façam escolhas saudáveis.

A par desta atividade, o Ministério da Saúde já realizou sessões de sensibilização com alunos do 8.º ano da Escola Secundária Horace Silver e com a população em geral, destacando os malefícios do consumo do tabaco.

A ilha do Maio foi escolhida para acolher as actividades centrais do Dia Mundial Sem Tabaco, assinalado a 31 de Maio, que contarão com a presença do ministro da Saúde, Jorge Figueiredo, de representantes do Instituto Nacional de Saúde Pública (INSP), de associações desportivas e culturais locais, estudantes e membros da comunidade.

Sob o lema “Desmascarando a indústria do tabaco”, a campanha deste ano pretende alertar para as estratégias da indústria tabagista que visam atrair consumidores, especialmente os jovens, ocultando os reais perigos do consumo da substância.

O Dia Mundial Sem Tabaco é comemorado anualmente a 31 de Maio e tem como objetivo sensibilizar a população para os riscos do tabagismo, promover políticas públicas de controlo do tabaco e reforçar o direito à saúde e ao bem-estar.

RL/AA

Inforpress/Fim

Partilhar