Maio: José Maria Neves termina Presidência na ilha apelando à aceleração do desenvolvimento

Inicio | Política
Maio: José Maria Neves termina Presidência na ilha apelando à aceleração do desenvolvimento
12/12/25 - 06:32 pm

Porto Inglês, 12 Dez (Inforpress) – O Presidente da República, José Maria Neves, terminou hoje a iniciativa “Presidência na Ilha”, no Maio, apelando à necessidade de acelerar o desenvolvimento da ilha e do País.

Em declarações à imprensa, o chefe de Estado fez um balanço positivo da visita, destacando a importância do contacto directo com a população, autoridades locais, empresários e organizações comunitárias.

“Acho que esta Presidência foi muito boa. Valeu a pena vir, estar perto, falar com as autoridades locais, com as pessoas, empresários, operadores e forças vivas da ilha. Crescemos, sim, mas precisamos fazer mais e melhor para acelerar o passo e garantir um desenvolvimento mais rápido da ilha e do país”, afirmou.

Questionado sobre se o desenvolvimento tem tardado a chegar ao Maio, José Maria Neves apontou entraves estruturais, nomeadamente dificuldades de diálogo e um excesso de partidarização na sociedade cabo-verdiana.

“Cinquenta anos após a independência e 35 anos depois da democracia, já devíamos ter resolvido um conjunto de questões. O que temos hoje ainda reflete o nosso subdesenvolvimento”, sublinhou.

O chefe de Estado considerou ainda que o País cresce abaixo do seu potencial devido à excessiva centralização, defendendo a transferência de mais recursos e competências para as ilhas e para as câmaras municipais, como forma de impulsionar o desenvolvimento local.

Apontou igualmente a necessidade de rever a gestão de fundos como o Fundo do Turismo e o Fundo do Ambiente e de cumprir os estatutos municipais que atribuem aos municípios a responsabilidade pelos investimentos que lhes competem.

José Maria Neves referiu também que persistem constrangimentos logísticos, sobretudo ao nível do escoamento de produtos e da mobilidade de pessoas e turistas, sublinhando que a resolução dos problemas de transporte seria determinante para permitir que o Maio dê um salto significativo no seu processo de desenvolvimento.

A edição da “Presidência na Ilha” no Maio decorreu ao longo desta semana, com visitas a comunidades, instituições, projectos sociais e ambientais, e encontros com vários setores da sociedade civil.

RL/JMV

Inforpress/Fim

Partilhar