Porto Inglês, 20 Jan (Inforpress) – O presidente da Câmara Municipal do Maio, Rely Brito, prometeu hoje trabalhar para resgatar a história da ilha e de figuras envolvidas na luta de libertação nacional enquanto património e referências inspiradoras para a nova geração.
Em nota, por ocasião do Dia dos Heróis Hacionais, o presidente da Câmara Municipal do Maio enalteceu a contribuição de figuras da ilha na luta de libertação nacional, destacando os combatentes Joaquim Pedro Silva, Lourenço Santos e David Ribeiro.
No entender do edil, esses combatentes são os referenciais da ilha do Maio no 20 de Janeiro, pelo que entende que a história deve ser resgatada para inspirar novas gerações, “construindo pontes para reconfigurar o futuro”.
“Quero, nesta oportunidade, referir aos nossos ilustres combatentes da liberdade da Pátria, oficialmente reconhecidos pelo Estado de Cabo Verde, o Comandante Joaquim Pedro Silva, o Lourenço Santos e David Ribeiro, personalidades essas que são nossos referenciais, ao lado de outros homens e mulheres que marcaram a história da nossa ilha, em setores como comércio, indústria, transportes, cultura e desporto”, lê-se na nota.
Rely Brito destacou também, na mesma nota, os ensinamentos de Amílcar Cabral, ao afirmar que o 20 de Janeiro traz para a atualidade os pensamentos e os conselhos do herói nacional.
Destacou ainda que, apesar do país ter já percorrido um “longo caminho”, ainda “falta muito” para vencer a pobreza e a exclusão social e, assim, “festejar com o melhor, vencido que foi o pior”.
RL/AA
Inforpress/Fim
Partilhar