Assomada, 19 Set (Inforpress) – O presidente da Câmara dos Deputados do Luxemburgo, Claude Wiseler, mostrou-se hoje satisfeito com o impacto dos projectos financiados pelo seu país no município de Santa Catarina (Santiago), sobretudo nos sectores da Educação e Saúde.
Claude Wiseler falava em declarações à Inforpress, após se inteirar dos projectos financiados pelo Luxemburgo no sector da Educação (Escola Técnica Grão-Duque Henri e Residência Estudantil, Centro de Emprego e Formação Profissional de Santa Catarina), em Assomada, e no sector da Saúde (Hospital Regional Santa Rita Vieira), em Achada Falcão.
“Por tudo aquilo que vi estou extremamente satisfeito quer a nível da Educação, Formação Profissional e Saúde”, disse, destacando o contributo da cooperação luxemburguesa no desenvolvimento de Santa Catarina e na melhoria dos indicadores de Saúde neste município santiaguense.
Segundo disse, tendo em conta que os resultados destes longos anos de cooperação com Cabo Verde são evidentes, comprometeu-se em continuar a trabalhar para que Luxemburgo continue a apoiar Cabo Verde e, em particular, Santa Catarina, quer nas referidas áreas quer noutras.
Durante a sua visita à Escola Técnica Grão-Duque Henri, Claude Wiseler recebeu daquele estabelecimento de ensino uma chave.
Além de constatar os projectos financiados pelo Luxemburgo, a delegação parlamentar reuniu-se com a presidente da Câmara Municipal de Santa Catarina, Jassira Monteiro, e sua equipa, e com o director da Região Sanitária de Santiago Norte, João Baptista, e com a directora do HRSRV, Isaquiela Pinheiro.
A delegação parlamentar luxemburguesa realizou, ainda, uma visita ao Museu da Resistência (ex-Campo de Concentração do Tarrafal) e fez uma visita de cortesia ao presidente da câmara municipal local, José dos Reis.
FM/HF
Inforpress/Fim
Partilhar