Cidade da Praia, 01 Abr (Inforpress) – A localidade de São Martinho Pequeno venceu o concurso municipal “Praia Bonita” da câmara da Praia, no valor de cinco mil contos, e o bairro de Vila Nova venceu na categoria de “Praia Saudável”, no valor de dois mil contos.
O anúncio foi feito hoje pela directora pela Promoção da Saúde Municipal da câmara da Praia, Evelise Barbosa, durante a apresentação pública do resultado do concurso "Praia Bonita e Saudável”, divulgado esta tarde, na Câmara Municipal da Praia.
Conforme lembrou, o referido concurso teve duas categorias, sendo que a primeira é a categoria do bairro mais limpo e a outra do bairro mais saudável, tendo destacado o contributo do munícipe na implementação das políticas na área da saúde municipal.
Segundo a directora, o objectivo do concurso Praia Bonita visa sensibilizar os bairros representados pelas associações comunitárias, associação dos moradores, no valor de cinco mil contos, o bairro com uma obra pública que o próprio bairro vai escolher.
O representante da Associação de São Martinho, Conrado Barros, mostrou-se satisfeito com o prêmio, informando que com o valor disponibilizado irão construir na referida localidade uma pocilga municipal como forma de contribuir para a promoção da saúde pública e criação de uma equipa de estufa para a produção de gases.
Por seu turno, o representante da Associação do bairro de Vila Nova, Artur Veiga, destacou a importância do prémio “Praia Saudável”, que irá criar um projecto de tratamento de resíduos sólidos, tratamento de alimentos e a criação da unidade operativa de saúde pública com foco na promoção da saúde pública.
A localidade do bairro de Achada São Filipe foi agraciada com um certificado de menção honrosa pela participação no referido concurso, tendo, no entanto, a edilidade praiense afiançado estar aberta para através de um protocolo apoiar a implementação do projecto apresentado pelo referido bairro.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, salientou que o município enfrenta vários desafios na área do saneamento e que com o referido projecto as comunidades são chamadas a darem o seu contributo no desenvolvimento local.
“Realizamos este concurso porque a saúde pública é uma questão importante, é um trabalho pensado para dar respostas às demandas do município e de envolver os munícipes no processo de desenvolvimento local”, acrescentou.
No entanto, reiterou que a mudança de mentalidade é o principal desafio a ser ultrapassado, salientando que as pessoas não querem participar como colectivo no processo de desenvolvimento do município da Praia.
“Este concurso é um grande instrumento de sensibilização e de mudança de mentalidade, queremos atacar o problema pela raiz. Este é mais um esforço para também combater a problemática do lixo na Praia e queremos que todos nos ajudem neste combate”, realçou, reforçando que este concurso simboliza o sinal de abertura por parte da camada da Praia.
CM/JMV
Inforpress/Fim.
Partilhar