Liver Gomes candidato único à liderança da JpD promete engajar mais jovens para política

Inicio | Política
Liver Gomes candidato único à liderança da JpD promete engajar mais jovens para política
27/07/25 - 09:15 am

Cidade da Praia, 27 de Jul (Inforpress) – O candidato à liderança da Juventude para Democracia (JpD), Liver Mendes Gomes, de 32 anos, prometeu, este sábado, 26, engajar mais jovens para a política.

O candidato, que ocupa o cargo de Secretário-Geral da JpD desde 2022, concorre com o lema "Liderar a Mudança, Inspirar Gerações" disse que a JpD não é só uma organização, mas um movimento de pessoas que acreditam, lutam e sonham com um Cabo Verde cada vez mais livre e justo.

“É por isso que esta candidatura nasce com um propósito claro de transformar a juventude num activo da mudança. Queremos acção com impacto”, frisou o candidato.

Liver Gomes propõe a criação da Academia de liderança juvenil através de plataformas digitais, formações cívicas e maior presença dos jovens nas escolas e universidades. 

Não como forma de implementar ideologias, mas como forma de motivar a juventude, adolescentes a se interessarem mais pela política para discutir a vida do país com a JpD.

Propõe também a maior presença de jovens nas estruturas do MpD, com cotas efectivas, programas de mentoria e apoio real ao protagonismo juvenil. 

“Queremos formar jovens conscientes, preparados e confiantes”, disse Liver Gomes.

A nível económico, garantiu mais emprego e apoio ao empreendedorismo, investimento estratégico em sectores como tecnologias, economia azul e verde para ter um turismo “altamente” sustentável.

Liver Gomes, que é candidato único à liderança desta organização juvenil partidária, disse que nesta conjuntura da era digital, a comunicação precisa ser ousada e estar próxima das pessoas e prometeu melhorar, “significativamente”, a forma como a JpD fala com os jovens que pode ser através de vídeos, podcasts e plataformas que envolvam, informem e mobilizem mais jovens.

Liver Gomes é licenciado em Ciências da Educação pela Universidade de Cabo Verde, com complementação na Universidade de La Laguna, Espanha, e frequenta actualmente o mestrado em Gestão de Empresas na Universidade de Santiago.

A sua trajectória académica inclui passagens pela Escola de Ensino Básico “Bela Cruz” e pela Escola Secundária “Alfredo da Cruz Silva”.

Militante do MpD desde 2013 e membro da JpD desde 2017, candidatou-se a deputado municipal em 2016 e a deputado da Nação em 2021 pelo círculo eleitoral de Santiago Norte e, nas eleições autárquicas de 2024, foi um dos candidatos mais jovens do país.

Fora do campo partidário, foi presidente da Associação de Estudantes da Uni-CV (2016–2018) e co-fundador e presidente da Liga das Associações Universitárias de Santiago (LAUS). 

Em 2025, foi distinguido pela Pan African Youth Leadership Foundation como um dos jovens mais influentes da África.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar