Líder da bancada municipal do PAICV critica falta de apoio do Governo e destaca desafios da Praia

Inicio | Política
Líder da bancada municipal do PAICV critica falta de apoio do Governo e destaca desafios da Praia
19/09/25 - 04:08 pm

Cidade da Praia, 19 Set (Inforpress) – O líder da bancada municipal do PAICV, na Praia, Aquiles Barbosa, destacou hoje os desafios enfrentados pelo município, incluindo a “falta de apoio financeiro” para o saneamento e criticou a ausência do edil em momentos decisivos para a cidade.

No âmbito de visitas à EMEP (Empresa Municipal de Estacionamento) e à Direcção do Saneamento, Aquiles Barbosa discutiu melhorias na gestão do estacionamento e o reforço da frota de recolha de lixo, mas apontou a escassez de diálogo entre a Câmara e o Governo como um obstáculo para o progresso da cidade.

Aquiles Barbosa e a sua equipa realizaram uma visita de preparação e auscultação para a III sessão ordinária, onde foram abordados pontos cruciais para a cidade.

Ao falar sobre a EMEP, Barbosa expressou satisfação com o funcionamento da empresa, que, segundo ele, é bem organizada, funcional e financeiramente sustentável e mencionou a recente instalação de parquímetros em várias zonas da cidade, como Palmarejo, Várzea e Chã de Areia, uma medida que, segundo Barbosa, foi deliberada em 2018, mas que só agora começou a ser implementada.

Quanto ao projecto de expansão do parque de estacionamento no Platô, uma das zonas mais críticas da cidade, o líder da bancada explicou que a EMEP está a trabalhar, em conjunto com a câmara municipal, na viabilidade de um parque subterrâneo na rampa de São Januário.

No entanto, o projecto ainda está na fase de análise e dependerá de futuras deliberações da câmara e da Assembleia Municipal.

Sobre a Direcção do Saneamento, a mesma fonte fez um balanço “positivo” das recentes melhorias, como a contratação de novos veículos para a recolha de lixo.

No entanto, Barbosa não deixou de criticar a falta de apoio do Governo central à câmara da Praia, especialmente em relação aos recursos financeiros para o saneamento.

Este líder da bancada municipal do PAICV também lamentou a falta de diálogo e cooperação entre o Governo e a Câmara Municipal da Praia.

Considerou que a ausência do presidente da câmara, também líder do PAICV, do encontro com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, foi uma “falha” na abordagem conjunta das questões que afectam a cidade, sobretudo por estar sobre a mesa a situação sanitária da Praia.

“Não sei se o presidente foi convidado ou não, mas é de estranhar que, no momento em que autoridades estão a tratar de questões tão importantes na cidade, não tenha havido a presença do presidente da câmara”, concluiu Barbosa.

JBR/ZS

Inforpress/Fim

Partilhar