Liceu Domingos Ramos abre Semana da Ciência com forte envolvimento dos alunos (c/ áudio)

Inicio | Sociedade
Liceu Domingos Ramos abre Semana da Ciência com forte envolvimento dos alunos (c/ áudio)
24/11/25 - 12:45 pm

Cidade da Praia, 24 Nov (Inforpress) — O Liceu Domingos Ramos inaugurou hoje a Semana da Ciência, uma iniciativa que pretende aproximar os estudantes das práticas experimentais, reforçar a literacia científica e estimular o interesse pelas áreas das Ciências Físicas e Naturais.

A actividade, explicou a coordenadora do Núcleo de Ciências Físicas e Naturais, Silvina Andrade, decorre até sexta-feira, 28, e reúne exposições, experiências, palestras e demonstrações práticas preparadas por professores e alunos.

Silvina Andrade avançou que a iniciativa está enquadrada no mês dedicado à ciência e resulta da articulação entre as disciplinas de Ciências da Terra e da Vida, Biologia, Geologia, Química, Física e Físico-Química.

Conforme disse, este ano, com a implementação da nova lei do agrupamento,  com o Núcleo de Ciências Físicas e Naturais, resolveu-se agrupar todas as disciplinas que fazem parte desse grupo e  actuar de forma integrada.

“O objectivo é promover a ciência, levar os alunos a criarem mais gosto pela área. Nós sabemos que, às vezes, na sala de aula, nós trabalhamos questões teóricas e os alunos têm necessidade também de, na prática, consolidarem o que aprendem na sala de aula”, afirmou.

A abertura decorreu com uma feira de ciência que reúne trabalhos práticos desenvolvidos pelos alunos ao longo do ano lectivo, experiências demonstrativas, simulações de actividades vulcânicas, experiências químicas, apresentações físicas e exposições de modelos e materiais biológicos e geológicos.

Segundo a coordenadora, os alunos envolveram-se “de forma exemplar”, desde a pesquisa de materiais à preparação das demonstrações.

“Os alunos estão muito empenhados, eu posso falar precisamente dos meus alunos, gostam, engajam-se. Fizeram um trabalho excepcional”, elogiou, destacando o interesse dos alunos pela matéria

Segundo a coordenadora, a iniciativa não se limita à comunidade interna, outras escolas da cidade da Praia foram convidadas a visitar a exposição, permitindo a partilha de experiências e a promoção do intercâmbio entre estudantes e coordenadores de Ciências.

“Eu posso dizer que é uma área que desperta o interesse nos alunos. Os alunos gostam porque é uma área de descoberta, vão fazer experiência e nessa experiência vão descobrindo coisas”, realçou.

LT/HF

Inforpress/Fim

Partilhar