Espargos, 20 Set (Inforpress) – A autarquia salense assinou hoje quatro protocolos de apoio a algumas associações desportivas regionais e com a Federação Cabo-verdiana de Desporto Adaptado, visando impulsionar essas modalidades desportivas na ilha do Sal.
As referidas assinaturas, que incluem modalidades como o hipismo, ciclismo e desporto adaptado, conforme o vereador do Desporto da Câmara Municipal do Sal, Euclides Silva, consiste na realização de eventos desportivos, algumas delas enquadradas também as festividades do município.
“A prova nacional de hipismo, realizada em parceria com a Associação Hípica do Sal, a prova nacional de ciclismo realizada em parceria com a Associação de Ciclismo do Sal, mas também assinamos dois protocolos, uma com a Federação de Desporto Adaptado e a outra com a Associação Regional de Desporto Adaptado, para a realização do Campeonato Nacional de Desporto Adaptado do Sal na semana seguinte”, explicou.
Segundo a mesma fonte, a Câmara Municipal do Sal tem demonstrado um “forte compromisso com o desenvolvimento do desporto na ilha”, investindo em atletas locais que competem em nível nacional e internacional, com apoios financeiros que visam não apenas promover a prática desportiva, mas também “fortalecer o nome do município no cenário desportivo cabo-verdiano”.
“Temos apostado em apoios pontuais, principalmente daqueles que se deslocam com alguma frequência para as outras ilhas para competirem, mas também apoiamos aqueles que se deslocam a estrangeiro para representar o nosso município”, continuou.
Por isso, a nível do ciclismo, exemplificou as conquistas que o ciclista do Sal Eliezer Soares tem conseguido, fruto dos apoios da Câmara Municipal, mas também do trabalho que tem sido feito pela Associação de Ciclismo do Sal.
“No entanto temos as outras modalidades, nomeadamente o boxe, que estamos a trabalhar para vermos se a associação põe-nos a funcionar novamente, ou seja, anualmente, temos tido associações novas, atletas novos, a conquistar o seu espaço a nível regional e a nível nacional”, sublinhou.
Euclides Silva explicou que o investimento no desporto adaptado é um dos “destaques dos protocolos assinados”, isto para que a federação possa organizar da melhor forma o Campeonato Nacional de Desporto Adaptado a acontecer no Sal na próxima semana.
Em termos monetários, conforme os acordos assinados hoje, a Associação Hípica do Sal vai ser apoiada em 570 mil escudos, o ciclismo em cerca de 150 mil escudos, a Associação Regional Paraolímpica do Sal terá um apoio de 140 mil escudos, enquanto que Federação cabo-verdiana do Desporto Adaptado terá um apoio de 150 mil escudos para promover o campeonato.
NA/JMV
Inforpress/Fim
Partilhar