Idosos da Praia enaltecem trabalho da Associação Movidoso na promoção da saúde física e mental

Inicio | Sociedade
Idosos da Praia enaltecem trabalho da Associação Movidoso na promoção da saúde física e mental
15/06/26 - 12:44 pm

Cidade da Praia, 15 Jun (Inforpress) – Alguns idosos do bairro de Achada de Santo António, na Praia, enalteceram hoje o trabalho desenvolvido pela Associação Movidoso, destacando o impacto positivo das actividades promovidas na melhoria da saúde física, mental e do convívio social dos participantes.

Maria Rosa Brandão, residente em Achada Santo António, afirmou que integra a associação há quase dois anos e que a sua participação tem contribuído significativamente para o seu bem-estar.

“Antes sentia-me triste e sozinha. Fui convidada a integrar o grupo e hoje sinto-me muito melhor, mais activa e com vontade de acordar todos os dias para participar nas actividades, sobretudo físicas, promovidas pela associação”, disse Maria Rosa Brandão à Inforpress por ocasião do Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa.

Também Braz Tavares, de 67 anos e morador da mesma zona, considerou que a associação desempenha um “papel fundamental” na ocupação dos tempos livres dos idosos e na promoção da saúde física e mental.

“Quando estamos em casa ficamos tristes. Aqui convivemos uns com os outros, participamos em actividades físicas, passeios, palestras e outras iniciativas que nos ajudam a sentir úteis, activos e saudáveis”, afirmou.

Segundo o idoso, antes de integrar o grupo sofria frequentemente de dores no peito, situação que, segundo relatou, melhorou após a participação regular nas actividades da associação.

Braz Tavares enalteceu a criação da Associação Movidoso e apelou aos idosos, que ainda não participam em iniciativas semelhantes, para aderirem aos grupos existentes. 

Sugeriu, igualmente, o reforço das actividades culturais, com a participação de artistas, agradecendo à associação pelo trabalho desenvolvido.

Por sua vez, o vice-presidente da Associação Movidoso, Joaquim Hernandez, informou que a organização acompanha actualmente mais de 400 idosos de forma regular e sistemática, distribuídos por vários bairros da capital, nomeadamente, Achada Santo António, Terra Branca, Tira Chapéu, Ponta d’Água, Safende e Cruz Vermelha, além de um grupo na ilha da Boa Vista.

De acordo com o responsável, a Achada Santo António concentra o maior número de participantes, divididos em dois grupos, seguindo-se Terra Branca, sendo que a maioria dos participantes em todos os grupos na capital é do sexo feminino.

Joaquim Hernandez revelou que a associação pretende alargar as suas actividades à zona de Achada São Filipe, no município da Praia, bem como ao concelho de Santa Cruz e aos outros municípios da ilha de Santiago e do país.

O vice-presidente destacou os benefícios alcançados pelos participantes, não apenas ao nível físico, mas também social e cognitivo, através da realização de actividades físicas, passeios, visitas culturais e iniciativas de lazer.

“Antes, muitos destes idosos encontravam-se isolados em casa. Hoje estão activos, convivem, viajam para locais como Cidade Velha e Tarrafal e participam em diversas actividades. Isso representa um ganho enorme para a sua saúde física e mental”, sublinhou.

Segundo explicou, a associação realiza avaliações periódicas da condição física dos participantes, permitindo acompanhar a evolução de cada um.

“Muitos relatam que hoje conseguem realizar tarefas do quotidiano que anteriormente estavam limitados a fazer, como carregar um balde ou desempenhar algumas actividades domésticas”, disse.

Joaquim Hernandez referiu que o principal objectivo da Associação é dar resposta à população considerada vulnerável e frequentemente excluída, proporcionando momentos de lazer, actividade física e estimulação mental que contribuam para uma vida mais saudável.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar