
Mindelo, 09 Mai (Inforpress) – O cabeça de lista do Movimento para a Democracia (MpD) em São Vicente garantiu, sexta-feira, que o partido não desistiu de dar a regionalização tão aclamada e vai insistir no assunto, “apesar do voto contra do PAICV”
Paulo Rocha, que hoje está em Ribeirinha, lembrou que PAICV foi contra a regionalização aquando da apresentação de uma proposta pelo MpD no parlamento.
“O PAICV votou contra, embora tenhamos de ser conscientes de que não foram todos os deputados desse partido, por exemplo Filomena Martins votou a favor, mas sabemos o que aconteceu com ela depois disso”, lançou Paulo Rocha.
O candidato do MpD recordou que o actual cabeça de lista do PAICV em São Vicente, João do Carmo, votou contra.
“Seria bom que tivéssemos a regionalização, pelo menos em São Vicente, porque contribuiria para a autonomia da ilha em decisões locais e questões essenciais para a população”, considerou, frisando que o seu partido não desistiu de dar a autonomia que a ilha tanto reclama.
Pelo contrário, afiançou, o MpD vai continuar a insistir para a materialização do processo na próxima legislatura.
“Talvez dessa vez o PAICV possa reflectir sobre o mal que causou a São Vicente e, finalmente, possam ajudar-nos a aprovar, já que exige uma maioria de dois terços que MpD não tinha naquela altura”, advertiu Paulo Rocha.
Ao apontar vantagens para a nova divisão administrativa, defendeu que tal “vai dar mais poder de decisão à ilha e permitir ter mais recursos para serem geridos localmente”.
No domingo, 10, o MpD tem como zonas de acção as localidades rurais de Ribeira de Julião, Madeiral e Calhau.
Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.
LN/HF
Inforpress/Fim
Partilhar