
Cidade da Praia, 08 Mai (Inforpress) – O candidato do Partido Popular (PP), Amândio Barbosa Vicente, percorreu hoje pontos críticos da capital para apontar o desperdício em infra-estruturas inacabadas e reafirmar as prioridades da sua candidatura, nomeadamente, salários dignos, saúde, habitação e segurança.
Em mais uma jornada de campanha na Cidade da Praia, o PP centrou o seu discurso naquilo que classifica como “elefantes brancos”, investimentos públicos de grande escala que, segundo disse, representam uma gestão “danosa do tesouro público”.
Amândio Vicente, que hoje focou a sua atenção na cidade da Praia, concretamente no Mercado do Coco, fez uma paragem simbólica para falar com os cidadãos sobre o desperdício, recordando que o investimento de “um milhão de contos” já dura há 16 anos sem conclusão.
A zona da Gamboa também foi alvo de análise do candidato, que apontou o dedo à concessão da Praia da Gamboa. Vicente exigiu uma investigação profunda, alegando ser inaceitável que um bem pertencente a todos os cabo-verdianos seja entregue “de mão beijada” a privados em negócios “obscuros”.
Outro exemplo citado pelo candidato a primeiro-ministro foi o empreendimento Sambala Village, em São Francisco, descrito como um projecto abandonado que poderia estar a gerar postos de trabalho, mas que hoje é apenas mais um símbolo da “falta de êxito”.
Para além das críticas às infraestruturas, o PP aproveitou para reforçar os quatro eixos centrais do seu programa: salário digno, saúde, habitação e segurança, prometendo uma remuneração que garanta dignidade a todos os cidadãos.
No sector da saúde, o candidato anuncia o fim da dependência de evacuações para Portugal e Senegal, através de um sistema hospitalar que responda localmente às necessidades do povo.
Na habitação, promete o resgate da política habitacional, tornando a casa própria acessível. Já no domínio da segurança, Amândio Vicente compromete-se com uma maior presença policial nas ruas para garantir a ordem pública.
O candidato do PP prosseguirá com a campanha porta-a-porta nos arredores da capital para apresentar a sua plataforma de governação.
Nas eleições legislativas do dia 17 de maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputados, distribuídos por 13 círculos eleitorais, sendo dez no território nacional e três na diáspora.
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram a 18 de abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.
PC/ZS
Inforpress/Fim
Partilhar