Legislativas2026: Associação Caboverdeana de Lisboa felicita Francisco Carvalho pela vitória do PAICV

Inicio | Política
Legislativas2026: Associação Caboverdeana de Lisboa felicita Francisco Carvalho pela vitória do PAICV
18/05/26 - 02:10 pm

Lisboa, 18 Mai (Inforpress) – A Associação Caboverdeana de Lisboa (ACL) felicitou hoje o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) e seu líder, Francisco Carvalho, que venceu as eleições legislativas com maioria absoluta, de acordo com dados provisórios.

Numa nota enviada à Inforpress, a instituição liderada por Dulceneia Sousa destacou que este resultado “traduz a vontade soberana do povo cabo-verdiano, exercida num ato eleitoral que, mais uma vez, honrou a tradição democrática de Cabo Verde – reconhecida como uma das mais sólidas e exemplares do continente africano”.

“A Associação Caboverdeana saúda igualmente todos os partidos e candidatos que participaram neste processo democrático, bem como o povo cabo-verdiano, que, nas ilhas e na diáspora, cumpriu o seu dever cívico com maturidade e sentido de responsabilidade”, acrescenta a nota.

Ao novo Governo, liderado pelo primeiro-ministro indigitado, Francisco Carvalho, a ACL desejou “sabedoria, determinação e visão para enfrentar os desafios que se colocam ao desenvolvimento de Cabo Verde – da empregabilidade jovem à transição energética, da valorização da diáspora ao reforço da coesão social entre todas as ilhas”.

A associação reafirmou a sua “total disponibilidade” para colaborar com o novo executivo em tudo o que contribua para o bem-estar da comunidade cabo-verdiana, para o estreitamento das relações entre Cabo Verde e Portugal, e para a promoção da cultura, identidade e dignidade do nosso povo, “onde quer que se encontre”.

“Que este novo ciclo político seja de esperança, de unidade e de progresso para a nossa terra-mãe”, concluiu a nota daquela associação com mais de cinco décadas ao serviço da comunidade cabo-verdiana em Portugal e de ponte entre os dois países.

No círculo da Europa e Resto do Mundo, segundo os dados provisórios, PAICV venceu as eleições legislativas, mas divide com MpD os dois deputados.

O PAICV conseguiu 5.827 votos, elegendo um deputado, o MpD 3.716, elegeu o outro deputado, a UCID conseguiu 311 votantes, PTS 190, PP 37, num total de 48.119 votantes.

O escrutínio de domingo contou com 416.300 eleitores inscritos, dos quais 344.284 nas ilhas e 72.051 no estrangeiro.

Os eleitores foram distribuídos por cerca de mil mesas de voto no arquipélago e mais de 200 na diáspora, num escrutínio que decorreu das 08:00 às 18:00.

De acordo com os dados provisórios avançados pela Direcção-Geral de Apoio ao Processo Eleitoral (DGAPE) no seu 'site', suportado tecnologicamente pelo NOSi, quando estavam apuradas 98,2% das mesas, o PAICV contava com 33 deputados (46,7%), o MpD somava 30 (43,6%) e a UCID garantia dois assentos (5,1%), restando distribuir sete mandatos.

Contudo, o presidente do PAICV, Francisco Carvalho, já anunciou a conquista da maioria absoluta com 37 deputados, tendo já recebido os parabéns do líder do MpD, Ulisses Correia e Silva.

A abstenção situou-se nos 53,4%.

Nas eleições de domingo, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorreram aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

FM/AA

Inforpress/Fim

Partilhar