Legislativas2026/Sal: PAICV aponta custo de vida e transportes como prioridades e promete hospital central

Inicio | Política
Legislativas2026/Sal: PAICV aponta custo de vida e transportes como prioridades e promete hospital central
10/05/26 - 06:56 pm

Espargos, 10 de Mai (Inforpress) – O cabeça de lista do PAICV pelo Sal apontou hoje “o elevado custo de vida” e “a precariedade dos transportes” como “os principais estrangulamentos” da ilha e prometeu, caso eleito, investir num hospital central e numa escola técnica.

Durante uma acção de campanha nos Espargos, Carlos Monteiro manifestou-se preocupado com a perda de poder de compra das famílias salenses, exemplificando com a “subida galopante dos preços”. 

"Hoje compra-se um produto por 150 escudos e na próxima semana já custa 200. Isso acontece porque faltam transportes e o Governo entregou a exploração a uma empresa privada", afirmou, defendendo uma revisão do sector para aliviar o bolso dos consumidores.

No sector da saúde, o candidato apresentou como proposta concreta a construção de um hospital central “com todas as especialidades”. 

O objetivo, segundo explicou, é garantir cobertura total na ilha e pôr fim às transferências de doentes para São Vicente ou Praia, "muitas vezes feitas em más condições".

Para a juventude, Monteiro propôs a criação de uma Escola Técnica para suprir a falta de profissionais especializados na construção civil, como carpinteiros e canalizadores. 

Paralelamente, defendeu um pacto com empregadores “para acabar com contratos precários de curta duração”, que impedem os jovens de aceder ao crédito bancário para habitação ou transporte próprio.

O candidato prometeu ainda revitalizar o sector primário, através de uma agricultura moderna com estufas para abastecer o turismo e a construção de um complexo de pesca na Palmeira, que inclua conservação e uma escola naval.

Carlos Monteiro pediu “um voto útil" na mudança no dia 17, assegurando que o projeto do seu partido é o “único capaz de garantir dignidade e qualidade de vida para todos os residentes” na ilha do Sal.

Hoje, o partido continua as suas acções de campanha durante todo o dia e termina com um comício em Chã de Matias.

Nas eleições legislativas do dia 17 de Maio, cinco partidos políticos - PAICV, MpD, UCID, PTS e PP - concorrem aos 72 mandatos de deputado, distribuídos por 13 círculos eleitorais, dos quais dez no território nacional e três na diáspora.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 18 de Abril de 2021, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 38 deputados, contra 30 do PAICV e quatro da UCID.

NA/AA

Inforpress/Fim

Partilhar