Ministro da Saúde apela ao reforço de meios para consolidar saúde comunitária no país (c/áudio)

Inicio | Política
Ministro da Saúde apela ao reforço de meios para consolidar saúde comunitária no país (c/áudio)
02/05/25 - 01:52 pm

Cidade da Praia, 02 Mai (Inforpress) – O ministro da Saúde apelou hoje ao reforço dos meios logísticos para melhorar a prestação dos serviços de saúde no país e destacou a importância desses meios para consolidar o modelo cabo-verdiano de saúde comunitária.

“Pedimos e solicitamos o apoio na aquisição de viaturas e estamos a tentar prevenir também, continuar a trabalhar no sentido de mantermos a interrupção da transmissão do HIV-Sida, mãe e filho, que neste momento, já há alguns anos, se coloca estatisticamente zero”, afirmou, Jorge Figueiredo.

O ministro falava na cidade da Praia em conferência de imprensa conjunta com o director-geral da Organização Oeste Africana da Saúde (OOAS), Melchior Aïssi, à margem da 26.ª sessão da Assembleia dos Ministros da Saúde da CEDEAO.

Segundo explicou, Cabo Verde vai apresentar dois projectos prioritários no âmbito da cooperação com os países da região, um dos quais centrado na formação de agentes comunitários, para reforçar o combate ao paludismo e à dengue, doenças que ainda representam risco de reentrada no arquipélago.

O outro projecto disse estar ligado ao reforço das viaturas de saúde, para garantir maior mobilidade dos profissionais e proximidade no atendimento:

“Nós somos um país arquipelágico e pretendemos aprofundar a relação dos nossos profissionais na sua deslocação junto à população”, acrescentou.

Para o ministro, assegurar os meios necessários “é crucial” para consolidar os avanços já alcançados e garantir a sustentabilidade do modelo cabo-verdiano de saúde comunitária, que tem contribuído para indicadores positivos, como a redução da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida.

DV/SR//AA

Inforpress/ Fim

Partilhar