Lançado hoje na Praia o Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico

Inicio | Ambiente
Lançado hoje na Praia o Festival Internacional de Filmes para Acção Climática do Atlântico
29/05/24 - 01:00 pm

Cidade da Praia 29 Mai (Inforpress) – A Associação de Cinema e Audiovisual de Cabo Verde (ACACV) lançou hoje, na cidade da Praia, o Festival Internacional de Filmes para Ação Climática do Atlântico (FIAC), a acontecer de 1 a 9 de Novembro.

Juntamente com o festival foi lançado o concurso de filmes “Nha Cidade, Nha Filme” a decorrer de 29 de Maio a 16 de Setembro, numa conferência que contou com a presença de Lawrence David Foldes, da Academia de Óscares de Hollywood, que será o presidente do corpo de jurados do certame.

De modo a garantir a qualidade dos filmes e conteúdos que serão produzidos para a mostra oficial do FIAC será lançado o Laboratório de Cinema Climático focado na capacitação, partilha e reflexão sobre o cinema e o clima, viabilizando o acesso ao conhecimento técnico e à informação de qualidade.

No âmbito do FIAC, Lawrence David Foldes irá ministrar duas formações de 3 a 5 de Junho, dirigindo a sua primeira longa-metragem e também produzindo a sua primeira.

Segundo o presidente da ACACV, Júlio Silvão Tavares, o FIAC reflecte as preocupações globais com as mudanças climáticas, uma questão crítica para Cabo Verde devido à sua geografia insular.

Para aquele responsável, o evento é um marco para o cinema em Cabo Verde, tendo destacado a tradição cinematográfica profundamente enraizada dos cabo-verdianos.

As actividades pré-festival já estão em andamento, sendo que as acções pós-festival, previstas para 2025, incluirão mostras de filmes de ação climática em todo o território cabo-verdiano.

Por seu lado, Lawrence David Foldes, da Academia de Óscares de Hollywood, manifestou a sua satisfação por estar em Cabo Verde para liderar o corpo dos jurados, destacando o trabalho a ser desenvolvido pela ACACV, não obstante as adversidades.

Destacou a importância do festival, não apenas como um evento de cinema ou competição de filmes, mas como uma iniciativa voltada para um dos mais importantes problemas do mundo atualmente, o ambiente e o clima.

O FIAC conta com o financiamento da Câmara Municipal da Praia e define-se como um festival de cinema e ação climática que visa unir e reunir cineastas e criadores com especialistas de clima dos países europeus, africanos, norte-americanos e sul-americanos que são banhados pelo oceano atlântico.

TC/AA

Inforpress/Fim

Partilhar