Jubileu dos Jovens: Peregrinos cabo-verdianos fazem “balanço positivo” e perspectivam participar nos próximos encontros

Inicio | Sociedade
Jubileu dos Jovens: Peregrinos cabo-verdianos fazem “balanço positivo” e perspectivam participar nos próximos encontros
14/08/25 - 01:54 pm

Cidade da Praia, 14 Ago (Inforpress) – Os peregrinos cabo-verdianos que participaram no Jubileu dos Jovens em Roma, na Itália, de 28 de Julho a 03 de Agosto, fizeram hoje um “balanço positivo” deste evento e perspectivam participar nos próximos encontros.

Em declarações à Inforpress, o coordenador do Secretariado da Juventude da Praia, Cosme Fernandes, disse que este encontro foi “bastante positivo e enriquecedor” para ele, sobretudo no reforço da sua fé e comunhão com Cristo.

Apesar de um momento único de comunhão e troca de experiências com jovens de outras nacionalidades, este jovem destacou alguns desafios que encontraram neste encontro, nomeadamente, a nível de distância para encontrar um transporte e na organização para distribuição da alimentação.

“Passamos muitas horas na fila debaixo do sol para conseguirmos ter acesso aos alimentos distribuídos pela comissão deste evento. Isto aconteceu devido ao número elevadíssimo de peregrinos”, contou, exprimindo que este momento mostra, de facto, que estão a vivenciar uma peregrinação.

O ponto alto deste encontro, segundo referiu, foi durante uma missa na Basílica de São Pedro em que o Papa Leão XIV apareceu para eles.

Descreveu momentos de emoção, lágrimas, gritos, abraços e de alegria vividos entre os jovens naquela ocasião, considerando que aquele momento “emocionante” vai ser guardado para sempre na sua memória.

“A equipa de Cabo Verde esteve a menos de cinco metros do Papa, é uma sensação única que todos os jovens desejariam vivenciar”, salientou o coordenador do Secretariado da Juventude da Praia.

Durante a missa, disse que o Papa Leão XIV na sua mensagem apelou aos jovens para não se preocuparem em acumular os bens na terra, mas sim ter a preocupação sempre de levantar os anciões e ver tudo aquilo que Jesus Cristo deu aos seus filhos.

Para participar nestes eventos religiosos internacionais da Juventude avançou que é um "pouco custoso" e que os jovens que querem participar têm que se preparar financeiramente antes.

Uma outra participante deste Jubileu de Juventude, Amélia Semedo, declarou que o encontro foi “muito bom” e assinalou que a oportunidade lhe proporcionou momentos para conhecer mais histórias sobre a Igreja Católica.

“Visitamos basílicas, o Coliseu, a Praça de Espanha, entre outros monumentos históricos”, avançou, acrescentando também que a ocasião serviu para enriquecer a sua fé como cristã.

O diácono e assistente espiritual do Secretariado da Juventude da Praia, José Vaz, que acompanhou os jovens cabo-verdianos a Roma fez um balanço "extremamente positivo" deste evento que reuniu jovens a nível mundial.

Segundo ele, a equipa de Cabo Verde foi "bem acolhida" em todas as actividades que participaram.

De Cabo Verde, conforme avançou o diácono, foram para a Roma, 39 pessoas, sendo 36 jovens, dois sacerdotes e um diácono.

O Jubileu na Igreja Católica acontece de 25 em 25 anos pelo que o próximo será no ano 2050.

DG/HF

Inforpress/Fim

Partilhar