Jovens precisam estar engajados porque no futuro vão estar na linha de frente - Francisco Carvalho

Inicio | Sociedade
Jovens precisam estar engajados porque no futuro vão estar na linha de frente - Francisco Carvalho
12/09/25 - 04:05 pm

Cidade da Praia, 12 Set (Inforpress) - O presidente da Câmara Municipal da Praia (CMP), Francisco Carvalho, defendeu hoje, na capital, a importância do engajamento juvenil para a construção de um futuro mais sustentável, inclusivo e participativo.

As declarações foram feitas à margem do encerramento oficial da Semana da Juventude, sob o lema “Juventude Consciente: Sustentabilidade, Cultura e Cidadania”, promovida pela CMP.

O edil afirmou que o tempo de actividades dedicadas aos jovens é sempre um período de formação, de tomada de consciência e de engajamento.

Destacou ainda que a juventude enfrenta dois grandes desafios, nomeadamente a preparação e a formação, mas também precisam de oportunidades reais de emprego, que lhes permitam realizar-se como seres humanos e concretizar os seus projectos de vida.

No balanço da semana, disse estar “satisfeito” com esta primeira edição, reconhecendo, no entanto, que há aspectos a melhorar, para que, no próximo ano, haja maior envolvimento dos jovens, mais bairros participantes e mais actividades para tornar o programa mais rico e diversificado.

Carvalho garantiu que a autarquia pretende transformar as reflexões e aprendizagens desta semana em acções concretas.

“Um dos nossos desafios é transformar essas ideias em planos concretos, criando um pacote de formações em oficina, para dar respostas às necessidades e expectativas que os jovens manifestaram”, anunciou.

Por outro lado, a vereadora do Pelouro da Juventude, Bequeline Morais Silva, lembrou que a juventude é uma “verdadeira força transformadora".

Sublinhou ainda que o compromisso da câmara é capacitar cada vez mais os jovens, criar mais oportunidades de participação, mas também apelar à responsabilidade individual e colectiva.

Entre os jovens participantes, Elvilini Carvalho deu uma nota positiva à iniciativa, destacando a experiência adquirida e a semana da juventude como “produtiva”.

Por fim, apelou aos jovens para que estejam mais atentos às oportunidades disponíveis, dando como exemplo as diversas formações que existem em vários lugares.

KF/LC//ZS

Inforpress/Fim

Partilhar