Cidade da Praia, 04 Ago (Inforpress) – O artista plástico Joaquim Semedo inaugura hoje na Madeira (Portugal) a exposição “Nôs Origem”, com 21 obras que celebram a cultura e a história de Cabo Verde, no âmbito dos 50 anos da independência do país.
Estas informações foram transmitidas à Inforpress pelo próprio artista, que revelou que, de 04 a 31, o Centro Cultural John dos Passos, na Ponta do Sol, acolhe a sua exposição, dando continuidade ao seu trabalho de valorização da identidade cabo-verdiana através das artes plásticas.
A mostra reúne 21 obras que homenageiam a cultura, as tradições e a história do povo cabo-verdiano, retratando cenas do quotidiano como o batuque, confecção da cachupa e as lutas pela independência.
Revelou que são “telas vibrantes em cor e ricas em detalhes”, que funcionam como “janelas visuais para o cotidiano e a alma “de Cabo Verde, revelando paisagens, costumes e a essência do povo cabo-verdiano, expressas através dos traços marcantes do artista.
Joaquim Semedo descreve as suas obras como um reflexo dos elementos centrais da cultura cabo-verdiana, com destaque para o batuque, a preparação da tradicional cachupa, símbolo da mesa nacional, e as representações das lutas pela independência, nomeadamente a figura de Amílcar Cabral.
Aberta ao público durante todo o mês de Agosto, a exposição “Nôs Origem” integra as iniciativas internacionais que assinalam os 50 anos da independência de Cabo Verde, promovendo o intercâmbio cultural e a valorização da arte cabo-verdiana além-fronteiras.
TC/AA
Inforpress/Fim
Partilhar